Mais um jornal impresso brasileiro chegará ao fim de suas publicações. Controlado por José Sarney, o periódico O Estado do Maranhão terá suas últimas tiragens no fim do ano, ainda sem data definida. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Leia mais:
- Eduardo Bolsonaro perde batalha judicial contra repórter da Folha
- Danos morais: Sikêra Júnior processa apresentador do ‘Brasil Urgente’
- Phelipe Siani e Mari Palma lançam agência de comunicação
O fim do veículo de comunicação interrompe uma trajetória de mais de 50 anos de informações levadas à população do estado de modo impresso. O Estado do Maranhão deriva do Jornal do Dia, fundado em 1959, pelo empresário e político Alberto Aboud. Em 1973, quando passou a ser comandado por José Sarney, recebeu o nome que leva até os dias atuais.
“Em meio século de existência, o jornal viveu o advento do telefoto, telex, policromia e da informatização e ingressou definitivamente na modernidade. Nessa trajetória, o jornal foi pioneiro em muitos momentos. Foi um dos precursores no uso da cor em todo o Norte e Nordeste”, lembra a página do jornal.
As edições impressas que já foram diárias, tiveram redução de circulação ao longo do tempo e, hoje, são veiculadas três vezes por semana. Com a nova configuração, a partir do encerramento das impressões, as matérias serão publicadas apenas pelo portal de notícias IMirante, que já contempla a versão digital do O Estado do Maranhão. O site também faz parte do Grupo Mirante, controlado pela família Sarney.