Categories: Comunicação

Jornalismo impresso está em processo de extinção no Brasil, avalia professor da USP

Com notícias cada vez mais frequentes a respeito do encerramento de jornais impressos, o Brasil vive um momento de extinção deste tipo de veículo de comunicação. Ao menos, é o que avalia o professor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Eduardo Lins da Silva, na coluna ‘Horizontes do Jornalismo’, veiculada na rádio da universidade.

Leia mais:

De acordo com Silva, o jornalismo impresso sofreu grandes impactos, especialmente nos últimos dois anos. No programa, ele explica que a redução no número de vendas dos jornais brasileiros é o que chama mais a atenção, devido ao seu volume. A circulação total apresenta estabilidade, com queda de 1,1%. “Houve uma perda de 33% da venda de jornais impressos neste período de 2019 e 2020, o que é realmente uma coisa impressionante”, afirmou.

Outro ponto considerado interessante por ele é que o movimento mostra-se contrário ao cenário de países como Estados Unidos, onde houve aumento no número de leitores após a eleição de Donald Trump, em 2016. No Brasil, a maior queda no público do impresso ocorreu entre os anos de 2019 e 2020.

Apesar de coincidir com o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, o professor ressalta que o processo de extinção não está atrelado a ele. Jornais críticos ao presidente, inclusive, teriam registrado aumento na circulação total. “Por exemplo, a Folha de S. Paulo passou a ter uma circulação total que é superior à sua circulação anterior, dois anos antes, em cerca de 10%, ganhou 10% de circulação”, apontou Carlos Eduardo Lins da Silva.

O fim do jornal Agora São Paulo

Na última quarta-feira, 25, o jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, teve seu fim anunciado. Segundo matéria que revelou a decisão ao público, o encerramento do veículo de comunicação impresso foi motivado por “critérios econômicos baseados em dados de circulação e publicidade”. O periódico deixará de circular a partir da próxima segunda-feira, 29.

Compartilhe
1
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

14 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago