CARREIRA

Jornalismo móvel: curso online ensina produzir vídeos pelo celular

jornalismo via celular - curso
(Imagem: reprodução)

“Jornalismo Móvel: Como Usar seu Celular para Produzir Ótimos Vídeos e Construir uma Audiência Social” está com inscrições abertas

Conteúdo publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas 

Quando Yusuf Omar falou para uma multidão de executivos de mídia, acadêmicos e jornalistas em abril passado em Austin, ele disse a eles: “Nosso futuro está em nossa habilidade de curar e agregar e ouvir as vozes de contadores de histórias em todo o mundo”.

Durante o Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), ele forneceu uma janela para os 10 anos de experiência que ele ganhou trabalhando como jornalista móvel e correspondente estrangeiro. Agora, ele está pronto para mergulhar mais fundo e compartilhar esse conhecimento no próximo curso online gratuito do Centro Knight.

O curso online aberto massivo (MOOC, na sigla em inglês) “Jornalismo Móvel: Como Usar seu Celular para Produzir Ótimos Vídeos e Construir uma Audiência Social” acontece de 4 de fevereiro a 3 de março de 2019. Inscreva-se agora!

O curso de quatro semanas é oferecido gratuitamente graças ao apoio da Fundação John S. e James L. Knight.

Omar, co-fundador da Hashtag Our Stories, ensinará aos alunos como criar vídeos sociais com seus dispositivos móveis, para serem visualizados em plataformas móveis e mídias sociais. Ele ensinará como encontrar histórias online, capturar e editar vídeos com seu telefone, e criar estratégias para engajamento.

“A maioria de nós tem um celular no bolso e é como uma Ferrari que estamos dirigindo em primeira marcha. Durante este curso, exploraremos o verdadeiro potencial da narrativa móvel”, disse Omar.

Agenda

Cada semana do curso se concentrará em um tópico diferente:

  • A primeira semana enfoca a descoberta de histórias e a verificação de conteúdo
  • A segunda semana mostra como filmar vídeos para mídia social
  • A terceira semana aborda como editar vídeos
  • A quarta semana informa como otimizar seu conteúdo para compartilhamento nas mídias sociais

Os alunos aprenderão a pensar primeiro no celular e adaptar seus fluxos de trabalho de acordo com os dispositivos móveis. Eles aprenderão tecnologias de jornalismo móvel (MOJO) e tendências de vídeo social. E aprenderão a se engajar com a audiência para divulgar esse conteúdo por toda parte.

No final do curso, os alunos terão produzido um vídeo jornalístico para mídias sociais.

“A indústria da mídia está passando por enormes mudanças e, para continuar a ser relevante, as pessoas precisam se equipar com tantas habilidades diferentes quanto possível”, disse Omar. “Precisamos nos tornar jornalistas Robocop, com muitas ferramentas diferentes à nossa disposição, sejam drones e câmeras 360 e telefones, e sendo capazes de fazer transmissões ao vivo”.

“Yusuf Omar eletrificou o público no ISOJ no ano passado com demonstrações práticas do uso dos telefones celulares que temos em nossos bolsos para melhorar a narrativa de histórias de maneiras que não imaginávamos. Neste curso, ele agora tem a oportunidade de ensinar técnicas que podem mudar a forma com que jornalistas de todo o mundo usam seus telefones para descobrir e contar histórias,” disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight. “Estamos felizes em unir forças com Yusuf para oferecer este curso online gratuito”.

“A indústria da mídia está passando por enormes mudanças e, para continuar a ser relevante, as pessoas precisam se equipar com tantas habilidades diferentes quanto possível”

Os alunos assistirão a palestras em vídeo e apresentações, farão leituras completas, participarão de fóruns de discussão e responderão a questionários. Como em todos os MOOCs do Centro Knight, o curso é assíncrono, o que significa que os alunos podem concluir as atividades durante os dias e horários mais convenientes. No entanto, existem diretrizes recomendadas para que os alunos não fiquem para trás.

“Acho que a maior diferença entre este e outros cursos é que todos os exemplos que fazemos, todos os exercícios que fazemos, não serão hipotéticos,” disse Omar. “Serão situações do mundo real com histórias reais, sobre pessoas reais, em países reais, e serão transmitidas para audiências reais que darão um feedback real. Então é muito, muito prático”.

Quem estiver interessado em vídeo ou tiver uma história para contar é incentivado a fazer o curso. Editores, designers, cineastas, aspirantes a influenciadores, jornalistas e redatores são todos bem-vindos.

Os estudantes devem ter um telefone celular com WiFi e acesso ao Facebook, Instagram/Snapchat, QUIK e iMovie (iOS) ou Power Director (Android).

O MOOC é gratuito, mas os alunos que concluírem com êxito os requisitos do curso e pagarem uma taxa administrativa de US$ 30 dólares receberão um certificado de conclusão em formato PDF. Nenhum crédito formal de faculdade está associado ao certificado.

Inscreva-se para o próximo MOOC do Centro Knight e junte-se às fileiras de jornalistas móveis aproveitando o poder de seus telefones para contar as histórias do mundo.

Leia mais:

SOBRE O AUTOR

UT Knight Center

UT Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

2 Comentários

COMENTAR