COMUNICAÇÃO

Jornalista supera Fátima Bernardes e conquista prêmio de igualdade racial

luciana barreto - jornalista - premio de igualdade racial - fatima bernardes
Luciana Barreto é apresentadora na TV Brasil (Imagem: Ana Paula Migliardi)

Luciana Barreto conquistou o prêmio Sim à Igualdade Racial. Reconhecimento foi na categoria “Raça em Pauta”, que teve a jornalista Fátima Bernardes e o diretor Elísio Lopes como concorrentes

A jornalista Luciana Barreto, âncora da primeira edição do telejornal ‘Repórter Brasil‘, da TV Brasil, foi agraciada com o prêmio Sim à Igualdade Racial, conferido às pessoas que lutam pela igualdade racial no país pelo Instituto Identidades Brasil.

Luciana Barreto foi premiada na categoria “Raça em Pauta”, em que concorreu com a apresentadora da TV Globo, Fátima Bernardes, e com o diretor, dramaturgo e roteirista de cinema e televisão Elísio Lopes.

“A minha militância pessoal, que tem a ver com a minha história de vida e com a minha indignação diante dos números relacionados à população negra, está misturada com a possibilidade de denunciar isso todos os dias no jornalismo público”, declarou a jornalista.

jornalista luciana barreto - debate - premio de igualdade racial - fatima bernardes
Brasília – Jornalista da EBC, Luciana Barreto participa do debate sobre a atual estrutura do sistema de comunicação brasileiro no festival Latinidades (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

Trajetória de Luciana Barreto

A profissional trabalha na TV Brasil desde 2007 e participou das transmissões inaugurais da emissora pública. Em sua trajetória no canal, Luciana Barreto cobriu diversas pautas sobre racismo e igualdade racial. Em maio de 2018, a jornalista conduziu a série de reportagens do telejornal ‘Repórter Brasil’ sobre 130 anos da abolição da escravatura.

Em novembro do ano passado, durante a Semana da Consciência Negra, Luciana Barreto apresentou na TV Brasil o especial “Um Abraço Negro” em que recebeu personalidades para debater a situação dos afrodescendentes no país, destacar conquistas e reverenciar grandes expoentes.

Em 2016, a jornalista fez a abertura dos filmes da sessão ‘Nossa Língua’, faixa de documentários indicados pelas emissora públicas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As produções traziam uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política das nações de língua portuguesa no mundo.

luciana barreto - premio de igualdade racial - fatima bernardes - tv brasil (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Luciana Barreto no estúdio do ‘Repórter Brasil’ (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A premiação

O prêmio Sim à Igualdade Racial busca valorizar e reconhecer os principais nomes e iniciativas que atuam em prol da Igualdade Racial. A cerimônia foi realizada no dia 17 de maio em Copacabana, no Rio de Janeiro.

As 12 categorias da premiação foram: Intelectualidade Negra; Projetos de Impacto; Inspiração; Educação e Oportunidades; Representatividade em Novos Formatos; Raça em Pauta; Música; Produção Cultural; Comprometimento Racial; Lideranças Negras; Liderança e Influência; e GPTW – Great Place to Work.

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR