Laura e Manoela criaram uma startup de comunicação turística
Mesmo longe do país natal, duas jornalistas brasileiras estão conquistando o sonho de criar uma startup de comunicação. E o melhor: com duas bolsas para iniciar as atividades em Portugal. Idealizada por Laura Gomes e Manoela Nogueira, a PYX Comunicação foi aprovada no StartUP Voucher, uma medida de incentivo à criação deste tipo de empreendedorismo no território português.
Leia mais:
- RedeTV fecha parceria internacional
- Exclusivo: Mestre do Jornalismo, Noblat troca a Veja pelo Metrópoles
Com o cofinanciamento, as duas, que são do Rio Grande do Sul mas se conheceram durante o mestrado na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, puderam garantir dedicação exclusiva ao projeto. De acordo com texto enviado ao Portal Comunique-se, elas já lançaram uma aula gratuita sobre comunicação turística e seguem na segunda etapa do StartUP Voucher.
A PYX Comunicação tem como principal objetivo ajudar os empreendedores do turismo português. Até o momento, a plataforma segue em desenvolvimento, mas tem como previsão o lançamento até outubro deste ano. Enquanto isso, as fundadoras da startup seguirão produzindo conteúdos gratuitos e oferecendo consultoria para alunos, além de realizarem um evento semestral para networking.
Incentivo em Portugal
O programa português é dividido em três etapas, que premiam os projetos aprovados com incentivos financeiros O objetivo é permitir que os empreendedores possam adquirir todos os bens necessários para o funcionamento da startup. E foi por meio dele que Laura e Manoela tiveram a oportunidade de empreender em Portugal. Após uma seleção, que incluía a construção da ideia de negócio e um vídeo pitch, o projeto foi aprovado.
Atualmente, as jornalistas já contam com o cofinanciamento do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Compete2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu (FSE).