Portal Comunique-se

Jornalistas ganham bolsa para empreender em Portugal

Laura e Manoela criaram uma startup de comunicação turística

Mesmo longe do país natal, duas jornalistas brasileiras estão conquistando o sonho de criar uma startup de comunicação. E o melhor: com duas bolsas para iniciar as atividades em Portugal. Idealizada por Laura Gomes e Manoela Nogueira, a PYX Comunicação foi aprovada no StartUP Voucher, uma medida de incentivo à criação deste tipo de empreendedorismo no território português.

Leia mais:

Com o cofinanciamento, as duas, que são do Rio Grande do Sul mas se conheceram durante o mestrado na Universidade da Beira Interior, em Covilhã, puderam garantir dedicação exclusiva ao projeto. De acordo com texto enviado ao Portal Comunique-se, elas já lançaram uma aula gratuita sobre comunicação turística e seguem na segunda etapa do StartUP Voucher.

A PYX Comunicação tem como principal objetivo ajudar os empreendedores do turismo português. Até o momento, a plataforma segue em desenvolvimento, mas tem como previsão o lançamento até outubro deste ano. Enquanto isso, as fundadoras da startup seguirão produzindo conteúdos gratuitos e oferecendo consultoria para alunos, além de realizarem um evento semestral para networking.

Incentivo em Portugal

O programa português é dividido em três etapas, que premiam os projetos aprovados com incentivos financeiros O objetivo é permitir que os empreendedores possam adquirir todos os bens necessários para o funcionamento da startup. E foi por meio dele que Laura e Manoela tiveram a oportunidade de empreender em Portugal. Após uma seleção, que incluía a construção da ideia de negócio e um vídeo pitch, o projeto foi aprovado.

Atualmente, as jornalistas já contam com o cofinanciamento do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Compete2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu (FSE).

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 24 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata