COMUNICAÇÃO

Mais uma redação integrada: RBS muda esquema de trabalho dos jornalistas

grupo rbs
Grupo RBS integra redações de rádio e impresso (Imagem: Divulgação)

Com Marta Gleich como diretora, nova estrutura da RBS integra redações de rádio e impresso. As mudanças foram anunciadas nesta semana e serão efetivadas em maio

A RBS é a segunda empresa de comunicação a anunciar a integração de suas redações somente nesta semana. Depois da Folha, que incorporou o jornal Agora e uniu os times, o grupo anunciou mudanças que surgiram para atender “a jornada do consumidor em todas as plataformas”. Com isso, Gaúcha, Zero Hora e Diário Gaúcho passam a operar juntos e em uma mesma redação integrada. A executiva Marta Gleich assume como diretora de jornalismo de rádio e jornal, respondendo pelas marcas Gaúcha, CBN, ZH, Diário Gaúcho, Pioneiro e GaúchaZH.

“As estruturas são o reflexo da nossa estratégia olhando para o futuro: fortalecimento do jornalismo local, com profissionais de excelência produzindo conteúdo para todas as plataformas. Lançamos no ano passado o GaúchaZH, que tem se provado um sucesso de integração e nos anima a investir em mais e novos projetos de jornalismo. Nosso foco são redações produzindo o melhor jornalismo para os gaúchos com processos mais contemporâneos e valorizando os nossos melhores talentos, um diferencial sempre presente na RBS”, explicou a vice-presidente de produto e operações, Andiara Petterle.

A VP Andiara Petterle é o topo da estrutura, sendo que Marta Gleich divide a liderança do jornalismo com o diretor da RBS TV, Cezar Freitas, e ambos respondem para a vice-presidente. Além disso, o novo esquema de trabalho promoveu alguns profissionais. A partir de agora, Daniel Scola será o novo gerente-executivo da Rádio Gaúcha, com o apoio de Andressa Xavier, nova editora-chefe da rádio.

No esporte, Rafael Cechin comandará a editoria nas três marcas (Gaúcha, ZH e DG), numa visão integrada de concepção e entrega de conteúdo. Nilson Vargas irá liderar ZH, DG e Pioneiro. Carlos Etchichury torna-se editor-chefe de ZH, e Diego Araujo terá a mesma função no DG. Andreia Fontana segue no comando do Pioneiro, em Caxias do Sul.

O Grupo RBS adianta que os times serão efetivamente unidos em maio. Na data, os profissionais conhecerão o novo espaço físico da redação, que promete ser mais moderno.

Leia mais

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR