Portal Comunique-se

Medo de streaming? Após F1, Globo também poderá ficar sem campeonatos de futebol estaduais

Medo de streaming Após F1, Globo também poderá ficar sem campeonatos de futebol estaduais
Imagem: iStock
nutra brasil - topo mega banner

A Globo está perdendo o seu protagonismo nas transmissões de campeonatos esportivos. Ontem (9), o novo contrato de transmissão da Fórmula 1, para as temporadas de 2021 e 2022, foi assinado pela Band, que não tinha o esporte em sua programação há 40 anos.

Essa situação, além de abrir espaço para ampliar a competitividade com outros canais, demonstra, também, o ganho de força dos ‘mais novos’ concorrentes da televisão: as plataformas de streaming. Com essa nova possibilidade, a emissora tem perdido os direitos de transmissão de muitos campeonatos esportivos.

Na época em que as negociações eram realizadas, a possibilidade de uma plataforma de streaming para o esporte assombrava o canal, que até o momento trabalhava com exclusividade. A Liberty Media (empresa responsável pelas transmissões da F1) ainda estuda a possibilidade de lançamento do aplicativo F1 TV Pro no Brasil.

O ‘medo’ da concorrência com as plataformas de streaming também tem feito com que a Fórmula 1 não seja o único esporte a deixar a programação da emissora carioca. Desde o ano passado, grandes campeonatos de futebol também têm mudado para outros canais. A Copa Libertadores da América e o Campeonato Carioca, que eram transmitidos pela Globo, mudaram para o SBT e este ano, o mesmo também pode acontecer com os jogos dos campeonatos Baiano e Paulista.

Leia mais:

Curso online de Marketing Digital para jornalistas abre inscrições
Startup de jornalismo investe em novidades tecnológicas e contratações para 2021

Para os jogos de 2021, o Campeonato Carioca, por exemplo, tem recebido propostas do SBT e da Record. Apesar de oferecerem valores mais baixos, as duas emissoras não pedem exclusividade em todas as plataformas e, assim, permitem que os clubes tenham suas transmissões em pay-per-view, no YouTube e no Facebook.

De acordo com a coluna do jornalista Gabriel Vaquer, no UOL, a ideia é seguir o modelo já utilizado pela Conmebol e pela Copa do Nordeste para a transmissão dos jogos, que terão as narrações feitas por jornalistas recentemente dispensados da Fox Sports, devido à sua fusão com a ESPN.

Na Bahia, o campeonato estadual não teve renovação de contrato com a TV Bahia, afiliada da Globo. Apesar das negociações com a TVE e a TV Aratu, afiliada do SBT na região, ainda não há confirmação sobre o canal que transmitirá os jogos.

No campeonato paulista, o streaming também faz parte do futuro das transmissões e especula-se que não terá renovação com a Globo. Em janeiro, a confederação do campeonato também investiu em um aplicativo que terá as transmissões ao vivo dos jogos que não forem televisionados, o Paulistão Play.

Imagem: Reprodução
Compartilhe

Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner