COMUNICAÇÃO

Medo de streaming? Após F1, Globo também poderá ficar sem campeonatos de futebol estaduais

streaming globo

A Globo está perdendo o seu protagonismo nas transmissões de campeonatos esportivos. Ontem (9), o novo contrato de transmissão da Fórmula 1, para as temporadas de 2021 e 2022, foi assinado pela Band, que não tinha o esporte em sua programação há 40 anos.

Essa situação, além de abrir espaço para ampliar a competitividade com outros canais, demonstra, também, o ganho de força dos ‘mais novos’ concorrentes da televisão: as plataformas de streaming. Com essa nova possibilidade, a emissora tem perdido os direitos de transmissão de muitos campeonatos esportivos.

Na época em que as negociações eram realizadas, a possibilidade de uma plataforma de streaming para o esporte assombrava o canal, que até o momento trabalhava com exclusividade. A Liberty Media (empresa responsável pelas transmissões da F1) ainda estuda a possibilidade de lançamento do aplicativo F1 TV Pro no Brasil.

O ‘medo’ da concorrência com as plataformas de streaming também tem feito com que a Fórmula 1 não seja o único esporte a deixar a programação da emissora carioca. Desde o ano passado, grandes campeonatos de futebol também têm mudado para outros canais. A Copa Libertadores da América e o Campeonato Carioca, que eram transmitidos pela Globo, mudaram para o SBT e este ano, o mesmo também pode acontecer com os jogos dos campeonatos Baiano e Paulista.

Leia mais:

Curso online de Marketing Digital para jornalistas abre inscrições
Startup de jornalismo investe em novidades tecnológicas e contratações para 2021

Para os jogos de 2021, o Campeonato Carioca, por exemplo, tem recebido propostas do SBT e da Record. Apesar de oferecerem valores mais baixos, as duas emissoras não pedem exclusividade em todas as plataformas e, assim, permitem que os clubes tenham suas transmissões em pay-per-view, no YouTube e no Facebook.

De acordo com a coluna do jornalista Gabriel Vaquer, no UOL, a ideia é seguir o modelo já utilizado pela Conmebol e pela Copa do Nordeste para a transmissão dos jogos, que terão as narrações feitas por jornalistas recentemente dispensados da Fox Sports, devido à sua fusão com a ESPN.

Na Bahia, o campeonato estadual não teve renovação de contrato com a TV Bahia, afiliada da Globo. Apesar das negociações com a TVE e a TV Aratu, afiliada do SBT na região, ainda não há confirmação sobre o canal que transmitirá os jogos.

No campeonato paulista, o streaming também faz parte do futuro das transmissões e especula-se que não terá renovação com a Globo. Em janeiro, a confederação do campeonato também investiu em um aplicativo que terá as transmissões ao vivo dos jogos que não forem televisionados, o Paulistão Play.