Mercado editorial se aquece com livros de jornalistas

Livros de jornalistas abordam marketing e comunicação no agronegócio; fake news; e fidelização de público leitor. São três novas opções disponíveis no mercado editorial brasileiro

A arte de criar leitores

livros - jornalistas - mercado editorial - livro 1livros - jornalistas - mercado editorial - livro 1Mestra em comunicação, roteirista, escritora e jornalista, Goimar Dantas tem mais um trabalho no mercado editorial. A nova obra dela atende pelo nome de A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz. Com 280 páginas e sendo publicado pela Editora Senac São Paulo, o novo livro se propõe a ser um incentivo à leitura.

A publicação “trata da leitura como construção social e mostra os caminhos para instigar este hábito em outras pessoas. Com comparações, dicas e técnicas, a autora traz todo o universo da mediação de leitura”, informa a equipe responsável pela divulgação do mais novo livro da da jornalista Goimar Dantas. No valor de R$ 50,00 o exemplar, a obra está disponível para venda no site da Editora Senac São Paulo.

A era das fake news

mercado editorial - livros - jornalistasmercado editorial - livros - jornalistasEm busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news. Esse é o nome do livro assinado pela jornalista Kassia Nobre. A publicação está em pré-venda no site do Grupo Editorial Livramento. Surgido a partir da tese de doutorado da autora — completado com sucesso pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) –, o conteúdo aborda a relação do ambiente online com a proliferação de notícias falsas. Mostra, por outro lado, que a desinformação desenfreada pode ser uma oportunidade para o jornalismo, vide a presença de agências de checagem de fatos.

“O livro propõe uma discussão sobre um tema candente na tensa relação entre jornalismo e mídias sociais, nesses tempos difíceis. Discute o jornalismo investigativo a partir da revista piauí. Coloca, também, em debate os procedimentos de apuração e checagem no âmbito do trabalho do jornalista, com foco especial na rede de checagem da agência Lupa. A proposta da publicação é fazer uma reflexão crítica sobre o jornalismo a partir de uma abordagem diferenciada: seus modos de produção”, avalia a professora Cecília Almeida Salles. A acadêmica foi a orientadora da tese – transformada em produto presente no mercado editorial – defendida por Kassia Nobre.

Marketing e comunicação no agronegócio

Foto Rodrigo Capella - Ação Estratégica - livros - jornalistas - mercado editorialFoto Rodrigo Capella - Ação Estratégica - livros - jornalistas - mercado editorialO jornalista e palestrante Rodrigo Capella apresentou seu mais novo trabalho como escritor no fim do ano passado. Em novembro, o profissional apresentou ao mercado Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio – com ações de marketing e comunicação. Diferentemente das obras das duas comunicadoras, a produção não está disponível para venda em lojas físicas do mercado editorial. Isso porque o livro é, na verdade, um e-book gratuito.

No livro, Rodrigo Capella compartilha 20 dicas que ajudarão as empresas de agronegócio ganharem mais visibilidade, aumentarem a credibilidade e, consequentemente, ampliarem as vendas. “No ebook, abordo temas fundamentais para empresas se diferenciarem no mercado e aumentarem o market share, como inbound marketing, assessoria de imprensa, redes sociais, storytelling, marketing de guerrilha e marketing de recompensa, entre outros”, conta o autor.

Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

LambdaTest possibilita testes Playwright em dispositivos iOS reais para melhorar a precisão dos testes móveis

O novo recurso oferece às equipes de controle de qualidade a possibilidade de automatizar os…

22 horas ago

IA na educação: docentes utilizam tecnologia para personalizar o aprendizado

Quase 75% dos professores veem a inteligência artificial como aliada no processo educacional, segundo pesquisa

22 horas ago

Delivery 99Food começará a funcionar em São Paulo em agosto

Empresa inicia operação na capital paulista no começo do mês que vem e planeja chegar…

22 horas ago

Feira Equipotel abre credenciamento para edição 2025

Com expectativa de receber mais de 22 mil visitantes, evento busca conectar profissionais, empresas e…

22 horas ago

FuturePrint reúne líderes em brindes e comunicação visual

Ao lado dos fabricantes de máquinas e distribuidores de brindes, a LTP Personalização destaca a…

22 horas ago

Jundiaí recebe terceira etapa do Arena Cross neste sábado

Evento acontece ao lado do Paço Municipal e marca estreia do formato Triple Crown na…

22 horas ago