Mercado editorial se aquece com livros de jornalistas

Livros de jornalistas abordam marketing e comunicação no agronegócio; fake news; e fidelização de público leitor. São três novas opções disponíveis no mercado editorial brasileiro

A arte de criar leitores

Mestra em comunicação, roteirista, escritora e jornalista, Goimar Dantas tem mais um trabalho no mercado editorial. A nova obra dela atende pelo nome de A arte de criar leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz. Com 280 páginas e sendo publicado pela Editora Senac São Paulo, o novo livro se propõe a ser um incentivo à leitura.

A publicação “trata da leitura como construção social e mostra os caminhos para instigar este hábito em outras pessoas. Com comparações, dicas e técnicas, a autora traz todo o universo da mediação de leitura”, informa a equipe responsável pela divulgação do mais novo livro da da jornalista Goimar Dantas. No valor de R$ 50,00 o exemplar, a obra está disponível para venda no site da Editora Senac São Paulo.

A era das fake news

Em busca da credibilidade perdida: a rede de investigação jornalística na era das fake news. Esse é o nome do livro assinado pela jornalista Kassia Nobre. A publicação está em pré-venda no site do Grupo Editorial Livramento. Surgido a partir da tese de doutorado da autora — completado com sucesso pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) –, o conteúdo aborda a relação do ambiente online com a proliferação de notícias falsas. Mostra, por outro lado, que a desinformação desenfreada pode ser uma oportunidade para o jornalismo, vide a presença de agências de checagem de fatos.

“O livro propõe uma discussão sobre um tema candente na tensa relação entre jornalismo e mídias sociais, nesses tempos difíceis. Discute o jornalismo investigativo a partir da revista piauí. Coloca, também, em debate os procedimentos de apuração e checagem no âmbito do trabalho do jornalista, com foco especial na rede de checagem da agência Lupa. A proposta da publicação é fazer uma reflexão crítica sobre o jornalismo a partir de uma abordagem diferenciada: seus modos de produção”, avalia a professora Cecília Almeida Salles. A acadêmica foi a orientadora da tese – transformada em produto presente no mercado editorial – defendida por Kassia Nobre.

Marketing e comunicação no agronegócio

O jornalista e palestrante Rodrigo Capella apresentou seu mais novo trabalho como escritor no fim do ano passado. Em novembro, o profissional apresentou ao mercado Como turbinar as vendas de uma empresa de agronegócio – com ações de marketing e comunicação. Diferentemente das obras das duas comunicadoras, a produção não está disponível para venda em lojas físicas do mercado editorial. Isso porque o livro é, na verdade, um e-book gratuito.

No livro, Rodrigo Capella compartilha 20 dicas que ajudarão as empresas de agronegócio ganharem mais visibilidade, aumentarem a credibilidade e, consequentemente, ampliarem as vendas. “No ebook, abordo temas fundamentais para empresas se diferenciarem no mercado e aumentarem o market share, como inbound marketing, assessoria de imprensa, redes sociais, storytelling, marketing de guerrilha e marketing de recompensa, entre outros”, conta o autor.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

3 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

3 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

3 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

3 horas ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago