COMUNICAÇÃO

My News e Vibra são selecionados para programa de apoio ao jornalismo do YouTube

YouTube

Os veículos de notícias My News e a Vibra – braço digital do Grupo Bandeirantes – foram selecionados para o primeiro Laboratório de Sustentabilidade criado pelo Google News Initiative (GNI) e YouTube. O programa tem como objetivo encontrar e acelerar ideias inovadoras ligadas à sustentabilidade financeira de empresas que produzem conteúdos em vídeo.

Cada empresa selecionada para o programa receberá US$ 200 mil (aproximadamente R$ 1 milhão), que serão destinados ao desenvolvimento de seus projetos. Ao todo, foram 20 projetos selecionados em todo o mundo, como os apresentados pelos jornais Washington Post, The Guardian, Bloomberg, Financial Times, Der Spiegel e The New York Times.

Leia mais:

“Alô, você”, demissões inusitadas e carisma marcaram a carreira de Fernando Vanucci
O poder para sempre – Por Heródoto Barbeiro

Todos trabalharão em parceria com a equipe da GNI pelos próximos 12 meses, contarão com workshops mensais realizados pelo YouTube e terão a oportunidade de compartilhar entre si estratégias, conteúdos e aprendizados. Ao fim do programa, serão elaborados três playbooks pelo GNI e YouTube, nos quais estarão reunidos os aprendizados da experiência para cada linha de ação, registrando os resultados alcançados.

Para definir os veículos participantes, os projetos foram avaliados pelos critérios:

• Clareza no planejamento financeiro a longo prazo;
• Projeção de crescimento do plano proposto;
• Inovação e inspiração criativa no planejamento financeiros de negócios.

Além disso, os selecionados foram divididos de acordo com três frentes de trabalho: monetização de publicidade, monetização de audiência e redução de custos.

Monetização de publicidade: ABC News; Fox News; Vibra; e The Washington Post.
Monetização de audiência: Bloomberg Media; The Guardian; The Financial Times; Kompas TV; Mediahuis; My News; The New York Times; Sure and Share Center (MCOT); The Wire; e Yonhapnews agency.
Redução de custos: Atresmedia; Euronews; Milenio; Network 18; One India; e DER SPIEGEL.

Projetos das empresas brasileiras

A Vibra, que pertence ao grupo Bandeirantes, pretende criar um software de inteligência artificial para categorizar vídeos e ao encontrar o padrão daqueles que apresentam os melhores conteúdos, poderá usá-los para gerar receita com publicidade. O software poderá funcionar em mais de uma plataforma simultaneamente.

“É um orgulho estarmos entre os 20 selecionados. Nos últimos anos, conquistamos parcerias com a GNI nas áreas de editorial, tecnologia e, agora, negócios e monetização”, diz André Luiz Costa, gerente geral da Vibra. “Isso evidencia que estamos no caminho certo na construção do nosso ecossistema digital. E, melhor ainda, nossos projetos também contribuem para fortalecer todo o ecossistema de jornalismo do mercado global”, completa.

Já a My News, a partir de dados do YouTube Analytics, busca segmentar e identificar a preferência do seu público. Com técnicas de conversão de funil, o canal irá oferecer conteúdos relevantes a audiência, aumentando o envolvimento de novos usuários e também a conversão e retenção de membros.

“A pandemia mostrou que os canais de jornalismo independente não podem depender somente de anúncios e parcerias comerciais. O nosso programa de membros é o principal foco deste novo projeto e estamos muito felizes com o novo desafio”, afirma Beatriz Prates, diretora geral do canal My News.