Networking para mulheres – artigo de Lygia Pontes

Articulista-parceira do Portal Comunique-se, Lygia Pontes fala de networking par ao público feminino. Tema vale para mulheres que atuam na área da comunicação

Em uma das edições do meu curso de networking, uma participante fez uma pergunta interessante: “que cuidados as mulheres devem tomar quando fazem networking?”.

Minha recomendação é que tenham as mesmas preocupações que os homens: mantenham frequência nos contatos, definam os objetivos com cada pessoa, pensem na pauta antes de uma abordagem ou encontro, entre outros pontos. Mas existe uma atitude que eu recomendo fortemente às mulheres e que ainda não é muito comum para a gente: formar redes!

Nos últimos anos, comecei a participar de alguns grupos de e para mulheres. Percebi uma grande diferença na forma como eu passei a me relacionar com elas, principalmente no trabalho. Se antes a minha primeira reação ao conhecer uma colega costumava ser a desconfiança, agora busco me aproximar dela e saber qual é a sua história, conquistas e desafios. Outro benefício desses grupos é que passei a encontrar soluções para os meus problemas com mais facilidade. E, melhor ainda, com o apoio dessas companheiras. Sem contar que ao compartilharmos experiências, consigo me preparar para possíveis desafios futuros.

“Definam os objetivos com cada pessoa, pensem na pauta antes de uma abordagem ou encontro”

Outro ponto muito importante das redes formadas por mulheres e para mulheres é que ampliamos o nosso networking e com profissionais que conseguem entender perfeitamente os desafios e dificuldades que enfrentamos para evoluirmos em nossas carreiras. Assim, mais do que pensar em quais cuidados devemos tomar quando fazemos networking, recomendo que as mulheres procurem outras oportunidades para fazer contatos. Hoje em dia, está muito fácil de encontrar essas comunidades. As redes sociais são as grandes aliadas nisso, mas as nossas colegas de trabalho e nossas amigas também podem nos ajudar. Por isso, não deixe de fazer contatos de qualidade com elas.

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

23 horas ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago