Google News Initiative lança programa de apoio à imprensa

Para auxiliar empresas de mídia a se desenvolverem no meio digital, o Google News Initiative (GNI) estreia, hoje (17), mais uma ação. O Programa de Crescimento Digital é gratuito e online, disponível em 10 idiomas, para vários países. Para participar, a empresa ou jornalista deve fazer o cadastro no site até o início de outubro.

De acordo com a gerente de Estratégia e Relações com a Indústria do Google, Erica Noda, o objetivo é que os conteúdos capacitem profissionais a utilizarem todas as possibilidades do Google para a produção, apuração e divulgação dos conteúdos.

“A nossa ideia é prover recursos seja por meio de ferramenta ou de conteúdo via playbook ou de exercícios para que as organizações de mídia e os jornalistas possam fazer a transição de modo mais simples para um universo digital. Isso, a gente sabe não é algo que acontece da noite para o dia, muitas vezes é um processo que leva mais tempo e é parte de um aprendizado”, explica.

Leia mais:

Glória Maria retorna ao Globo Repórter em edição especial
CNN Brasil apresenta o público mais jovem entre os canais de jornalismo

Para o desenvolvimento do projeto, o Google News Initiative utilizou as lições de programas lançados anteriormente e contou com a colaboração de especialistas da área. Alguns deles são: FT Strategies, FTI Consulting e Mather Economics, além de associações de notícias, incluindo INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.

Para Erica, o projeto pode ser considerado um passo seguinte ao que a empresa fez até o momento. “De certa forma, é uma progressão do que fizemos nos últimos dois anos. Queremos tornar esses conteúdos e série de aprendizados que tivemos nesse período acessível a qualquer usuário e disponível de forma online”, afirma.

Desde 2018, o Google News Initiative cria ações globais de apoio à mídia e cursos online para jornalistas. A ação mais recente foi lançada em junho, com o objetivo de promover o licenciamento de conteúdos a veículos do Brasil, Alemanha e Austrália. Entre os sites de notícias brasileiros participantes estão: Estado de Minas, A Gazeta, Correio Braziliense e UOL.

Como será o novo programa?

O Programa de Crescimento Digital será baseado em cinco tópicos principais: desenvolvimento de audiência, monetização de audiência, monetização de publicidade, dados e produto. Os conteúdos são disponibilizados em forma de playbooks, exercícios interativos e workshops.

A ideia é que os participantes tenham autonomia com relação aos horários dedicados ao programa e ao tempo de conclusão, com exceção dos workshops. As palestras serão ao vivo e seguirão um calendário específico, divulgado no site.

Apesar do direcionamento à mídia, Erica explica que os conteúdos também podem ser aplicados a outros setores de uma empresa, melhorando o diálogo entre eles. “A ideia é que a gente tenha um conteúdo que sirva para os mais diversos times e que a gente acabe com essas barreiras excessivas que, às vezes, existem nas organizações”, finaliza.

Para acessar os conteúdos e fazer inscrição, acesse o site do Programa de Crescimento Digital.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

15 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

15 horas ago

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago