Para auxiliar empresas de mídia a se desenvolverem no meio digital, o Google News Initiative (GNI) estreia, hoje (17), mais uma ação. O Programa de Crescimento Digital é gratuito e online, disponível em 10 idiomas, para vários países. Para participar, a empresa ou jornalista deve fazer o cadastro no site até o início de outubro.
De acordo com a gerente de Estratégia e Relações com a Indústria do Google, Erica Noda, o objetivo é que os conteúdos capacitem profissionais a utilizarem todas as possibilidades do Google para a produção, apuração e divulgação dos conteúdos.
“A nossa ideia é prover recursos seja por meio de ferramenta ou de conteúdo via playbook ou de exercícios para que as organizações de mídia e os jornalistas possam fazer a transição de modo mais simples para um universo digital. Isso, a gente sabe não é algo que acontece da noite para o dia, muitas vezes é um processo que leva mais tempo e é parte de um aprendizado”, explica.
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Para o desenvolvimento do projeto, o Google News Initiative utilizou as lições de programas lançados anteriormente e contou com a colaboração de especialistas da área. Alguns deles são: FT Strategies, FTI Consulting e Mather Economics, além de associações de notícias, incluindo INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.
Para Erica, o projeto pode ser considerado um passo seguinte ao que a empresa fez até o momento. “De certa forma, é uma progressão do que fizemos nos últimos dois anos. Queremos tornar esses conteúdos e série de aprendizados que tivemos nesse período acessível a qualquer usuário e disponível de forma online”, afirma.
Desde 2018, o Google News Initiative cria ações globais de apoio à mídia e cursos online para jornalistas. A ação mais recente foi lançada em junho, com o objetivo de promover o licenciamento de conteúdos a veículos do Brasil, Alemanha e Austrália. Entre os sites de notícias brasileiros participantes estão: Estado de Minas, A Gazeta, Correio Braziliense e UOL.
O Programa de Crescimento Digital será baseado em cinco tópicos principais: desenvolvimento de audiência, monetização de audiência, monetização de publicidade, dados e produto. Os conteúdos são disponibilizados em forma de playbooks, exercícios interativos e workshops.
A ideia é que os participantes tenham autonomia com relação aos horários dedicados ao programa e ao tempo de conclusão, com exceção dos workshops. As palestras serão ao vivo e seguirão um calendário específico, divulgado no site.
Apesar do direcionamento à mídia, Erica explica que os conteúdos também podem ser aplicados a outros setores de uma empresa, melhorando o diálogo entre eles. “A ideia é que a gente tenha um conteúdo que sirva para os mais diversos times e que a gente acabe com essas barreiras excessivas que, às vezes, existem nas organizações”, finaliza.
Para acessar os conteúdos e fazer inscrição, acesse o site do Programa de Crescimento Digital.
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