OPINIÃO

Para cuidar de si mesmo, conheça sua realidade – por Lygia Pontes

cuidar de si mesmo

Uma das queixas mais comuns que escuto dos meus clientes, na consultoria individual ou nos treinamentos, é a falta de tempo para cuidar de si mesmo(a). Ir à academia estava no topo da lista de compromissos abandonados antes da quarentena (agora, meditação ocupou esse lugar). Quando nos aprofundamos nesse ponto, os relatos são semelhantes: programam o despertador para bem cedo todos os dias, mas como não conseguem se levantar da cama, entram no ritmo acorda-soneca-dorme-acorda até o momento em que se não mudarem de atitude, se atrasam para as demais tarefas do dia, principalmente o trabalho. Meu conselho para quem está nessa situação é sempre o mesmo: para cuidar de si mesmo, conheça a sua realidade.

Para quebrar esse ciclo de frustrações que, somado a outros desafios diários, tornam a rotina desanimadora, é preciso dar um tempo nessas atividades. Sempre que passo essa recomendação (cancelar o plano da academia ou deixar de lado a meditação, por exemplo), a reação é de espanto. A expectativa é que eu fale que é preciso insistir em acordar cedo, porque um dia, com persistência, o plano vai ser colocado em prática Mas se ele não tem funcionado, é sinal de que não adianta seguir agarrado a ele, pelo menos por um período.

Leia mais:

Como as TVs têm usado a realidade aumentada em seus programas?
Você não tem que fazer tudo – por Lygia Pontes

Depois dessa primeira atitude, um peso enorme sai das costas. Aí é o momento de identificar 1 dia da semana com menos compromissos e mais liberdade em relação a horários, reservar o mínimo de tempo necessário para fazer algo que exija pouca preparação, por exemplo, ouvir uma música relaxante por 5 minutos. Com o tempo, e percebendo os benefícios dessa atividade, ela começa a ser uma prioridade de verdade e é aí que finalmente “surge” tempo para incluí-la na agenda por mais alguns dias, sempre de acordo com a sua realidade: não adianta achar que só porque você se inscreveu em um aplicativo que tem, todos os dias, novos exercícios físicos ou opções para meditação, que você deve ter esse tempo reservado a semana inteira. Entenda o que é viável para você e respeite a sua disponibilidade.

Para ter uma rotina mais organizada e tranquila, entre em contato. Você também pode baixar o e-book gratuito Organização para a Eficácia. E, neste mês de agosto, pode participar do curso Eficácia na Organização, ao vivo e por videoconferência, nos dias 12 e 19, das 19h às 20h30.