COMUNICAÇÃO

RB suspende contratos de comentaristas esportivos

rádio bandeirantes - comentaristas esportivos
(Imagem: divulgação/RB)

Decisão não atinge demais veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação

Emissora está sem programação esportiva desde 16 de março

Previsão é que profissionais voltem a receber a partir de julho

A mudança na rotina da imprensa em decorrência da pandemia do novo coronavírus já faz com que a relação de profissionais com veículos de comunicação seja modificada. A Rádio Bandeirantes, por exemplo, decidiu suspender por três meses os contratos que mantém com comentaristas esportivos. É o que informa o colunista Flávio Ricco, no UOL, nesta terça-feira, 31.

Leia mais:

Gabriela Prioli deixa programa da CNN Brasil
Coronavírus afasta Mari Palma e Phelipe Siani da TV
Isolamento impulsiona produção de conteúdo online

Com a decisão, os comentaristas fixos Fábio Piperno e Mauro Cezar Pereira ficarão sem receber a partir de 1º de abril. Além da dupla, a suspensão contratual atinge os dois profissionais que figuram como freelas no time de comentaristas esportivos da Rádio Bandeirantes: o jornalista Eduardo Tironi e o ex-jogador Paulo Jamelli. Integrantes oficiais ou pontuais da emissora, os quatro vinham atuando como pessoas jurídicas (PJs).

A reportagem do Portal Comunique-se apurou que os comentaristas esportivos foram comunicados da suspensão de contrato na segunda-feira, 30. O aviso foi feito de forma individual pelo apresentador e coordenador de esportes da Rádio Bandeirantes, Bernardo Ramos. A perspectiva passada é que o quarteto volte a trabalhar — e a receber — a partir do início de julho. Contratados como CLT, os repórteres do setor seguem ativos.

Rádio Bandeirantes sem esportes

O empate do Corinthians com o Ituano em 1 a 1, em confronto pelo Campeonato Paulista realizado na tarde de 15 de março, foi até aqui a última transmissão de jogo da Rádio Bandeirantes. Em meio à pandemia do novo coronavírus e com a paralisação de torneios futebol no Brasil e em todo mundo, a direção da emissora optou por tirar do ar todas as atrações produzidas pelo núcleo de esportes. A programação está focada na cobertura da Covid-19 desde 16 de março.

Outros comentaristas esportivos afastados?

A estratégia adotada pelo comando da Rádio Bandeirantes não foi seguida, ao menos por enquanto, por nenhuma outra marca mantida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. O BandSports segue com programas ao vivo — com direito à presença de Fábio Piperno. Na televisão aberta, a Band mantém no ar as suas duas produções da editoria. O canal continua a exibir o ‘Jogo Aberto’, com Renata Fan, e o ‘Os Donos da Bola’, com Craque Neto. Com isso, nenhum outro comentarista esportivo do conglomerado teve seu contrato suspenso.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR