Opinião

Rádio Globo abre mão de atrações e promove aviso prévio em massa

A partir de julho, emissora deixa de contar com programas jornalísticos e de variedades. Grade de atrações da Rádio Globo contará somente com músicas e esportes. Com decisão, diversos profissionais passam a trabalhar sob aviso prévio

O projeto batizado de Nova Rádio Globo não deu certo. Essa é a mensagem que, querendo ou não, os gestores por trás do veículo mantido pelo Grupo Globo passam para o mercado e para os ouvintes. Nesta quinta-feira, 30, comunicado oficial confirma que a emissora deixará de contar com programas jornalísticos e de variedades apresentados por personalidades vindas da televisão. No lugar, a programação será recheada de músicas populares. As mudanças, a serem implementadas em 15 de julho, fazem com que diversos profissionais da casa — entre os muitos comunicadores — passem a atuar sob regime de aviso prévio.

Com foco em atrações descontraídas, bate-papos, informações e presença massiva de jornalistas e artistas que se destacam ou se destacaram na TV Globo e na GloboNews, por exemplo, a Nova Rádio Globo entrou no ar em 12 de junho de 2017. Entre o time de estrelas do projeto implementado há dois anos estavam Otaviano Costa e Mariana Godoy, que até hoje apresentam, respectivamente, o ‘No Ar’ e a versão paulista do ‘Café das Seis’. Fernanda Gentil, Adriane Galisteu, Maju Coutinho, Leo Jaime, Marcos Veras, Rosana Jatobá, Vanessa Riche, Rodrigo Rodrigues e Rudy Landucci são alguns dos apresentadores que fazem parte do time de talentos à frente dos microfones da RG.

Todo mundo de aviso prévio

Todos esses apresentadores, porém, vão deixar a Rádio Globo ao mais tardar em 14 de julho. Até lá, a maioria deles — que trabalham com contratos sob regime PJ — trabalhará sob a regência de pequena prorrogação contratual. Outros funcionários, sobretudo produtores e parte técnica, serão demitidos. Informações apuradas pela reportagem do Portal Comunique-se dão conta de que muitos profissionais sob regime CLT foram demitidos na tarde de quarta-feira, 29. Dispensados, mas tendo de cumprir aviso prévio até o fim de junho. “Teve uma reunião geral para falar sobre essa rádio nova e depois as pessoas foram sendo chamadas”, comenta um colaborador da emissora, que pede para não ter o nome divulgado. “Foi muito triste ontem vendo todo mundo sendo demitido”, complementa.

Time de apresentadores do início da Nova Rádio Globo. Alguns já saíram; outros ficarão até o desfecho do projeto, em julho (Imagem: divulgação)

Uma emissora sem informações

A partir de 15 de julho, o ‘Globo Esportivo’ será um dos poucos programas atuais da Rádio Globo a se manter no ar. Seguirá com as versões carioca e paulista. Além da atração diária, as equipes de esportes das praças de São Paulo e do Rio de Janeiro seguirão à frente das chamadas jornadas. Jogos do Campeonato Brasileiro, da Taça Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana serão transmitidos pela emissora. Fora esse núcleo, a grade de programação será composta por playlists musicais. A ideia, segundo profissionais ouvidos pelo Portal Comunique-se, é tentar seguir a linha adotada pela FM O Dia, com canções tidas como populares. Dessa forma, a marca do Grupo Globo abre mão de vez de atrações de variedades e de jornalismo, tornando-se um canal alheio à prestação de serviços e a divulgação de informações.

Em sucinta nota, a direção da Rádio Globo confirmou a reformulação drástica em sua programação. “Sempre buscando atender a demanda dos nossos ouvintes, a Rádio Globo vai iniciar um novo projeto de programação. A partir de 15 de julho, a emissora passa a concentrar seu conteúdo em música popular. As transmissões de jogos de futebol continuam na grade, bem como o programa ‘Globo Esportivo’”, afirmam os responsáveis pela emissora.

“Respeito e admiração”

Apesar dos contratos que não seguirão a partir da segunda quinzena de julho e do fato de fazer com que muitos colaboradores trabalhem já sob regime prévio, a direção da Rádio Globo explica o desfecho da relação com os profissionais da casa. “Temos grande respeito e admiração por esses profissionais que estiveram com a Rádio Globo nesse projeto ao longo dos últimos dois anos. A maioria dos contratos estava já no período final, com término entre maio e junho, e alguns nomes foram generosos inclusive aceitando uma prorrogação por 30 dias para manter o programa até fim de junho. Os poucos que ainda tinham contrato vigente aceitaram em comum acordo pelo encerramento”, informa a emissora em comunicado oficial.

Muitas atrações saem do ar

Contratos que não serão renovados, profissionais trabalhando sob aviso prévio e outros que seguirão no Grupo Globo, sendo realocados nas equipes da CBN. A Nova Rádio Globo chega ao fim com a extinção de quase todos os programas de sua atua grade — com exceção do já mencionado ‘Globo Esportivo’ — e outros produtos. A saber, as produções que serão descontinuadas até 14 de julho são:

Oscar Ulisses, narrador e apresentador do ‘Globo Esportivo’. Programa seguirá no ar (Imagem: reprodução/SporTV)

Diários

  • ‘Momento de Fé’. Conteúdo religioso com o padre Marcelo Rossi. O comunicador, inclusive, já acertou sua ia para a Rádio Capital;
  • ‘Café da Seis’. Jornalístico transmitido no Rio de Janeiro (Carolina Morand e Fernando Ceylão) e São Paulo (Mariana Godoy e Marc Tawil);
  • ‘No Ar’. Programa de variedades transmitido de segunda a sexta em pleno horário nobre do rádio brasileiro: das 8h às 11h30. Foi comandado por Otaviano Costa até 29 de maio. Terá apresentação de Ana Paula Portuguesa e Guilherme Grilo até ser descontinuado, em 12 de julho;
  • ‘Jogo Rápido’. Boletim esportivo apresentado pela dupla Alex Escobar e Paulo Vinícius Coelho, o PVC;
  • ‘Papo de Almoço’. Mais um de variedades que conta desde o início do projeto com um apresentador por dia da semana. Atualmente, os atuais comunicadores do programa são: Leo Jaime (segunda), Fernanda Gentil (terça), Adriane Galisteu (quarta), Maju Coutinho (quinta) e Marcos Veras (sexta);
  • ‘Redação Globo’. Produto jornalístico transmitido de segunda a sexta no fim de tarde, sob comando da premiada Rosana Jatobá. O formato adotado faz com que a apresentadora converse com jornalistas de outros veículos de comunicação mantidos pelo Grupo Globo;
  • ‘Zona Mista’. Modelo que casa informações esportivas com o humor. Apresentado no Rio de Janeiro pela trupe do ‘Pop Bola’. Em São Paulo, quem comanda a atração é o trio Rodrigo Rodrigues, Rudy Landucci e Alfinete.

Semanais

  • ‘Felicidade Ilimitada’. Programa apresentado aos sábados pelo empresário João Paulo Pacifico, do Grupo Gaia. Aborda como “empresas podem contribuir para um futuro melhor”;
  • ‘Saúde de Corpo e Alma’. Ao ar nas manhãs de sábado e com comando da jornalista Mariana Ferrão, que recentemente deixou a TV Globo, onde apresentava o extinto ‘Bem Estar’;
  • ‘Boleiragem’. Atração com Roger Flores, original do SporTV e do Globoesporte.com, sendo replicada pela Rádio Globo às 12h de sábado;
  • ‘Cartola FC’. Programa transmitido aos sábados e com uma hora de duração, no qual o apresentador Hugo Lago dá dicas para quem se propõe a escalar time no fantasy game homônimo;
  • ‘Convocadas’. Discussões sobre o universo do futebol, com apresentação de três representantes femininas da crônica esportiva do país: Vanessa Riche, Camila Carelli e Renata Mendonça;
  • ‘Revista Rádio Globo’. Também apresentado por Vanessa Riche. Traz o resumo do que aconteceu na semana, além de contar com debates e entrevistas;
  • ‘Trilha de Craques’. Apresentado por Rodrigo Rodrigues. Tem sua produção pautada em entrevistas com personagens do futebol, que são mescladas com músicas.

Indefinições

Programas já musicais como ‘Tá Rolando Música’ (Rafa Ferraz), ‘Rádio Globo na Pista’ (Lalá Moreira), ‘Palco Rádio Globo’ e ‘Sambadasso’ (ambos com Guilherme Grilo) devem ser mantidos em meio à reformulação. O mesmo deve ocorrer com atrações temáticas produzidas pelo departamento de esportes: ‘Esporte S/A (Carlos Eduardo Eboli)’, ‘Futebol à Manivela (Mauricio Bastos)’ e ‘Galera da Bola’ (Francisco Aiello).

Leia mais – ‘Especiais’:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago