No início do mês, a venda do diário esportivo Lance foi confirmada. Assim, o veículo de comunicação criado em 1997 deixou de ser gerido por seu fundador, o empresário Wálter de Mattos Júnior. Com a concretização do negócio na casa dos R$ 25 milhões, a empresa, que está em processo de recuperação judicial, passa a ter um trio como sócios: Gustavo Agostini, Rafael Tomé e Raul Costa Jr.
Leia mais:
Inicialmente, notícias davam conta de que apenas Gustavo Agostini, investidor da área de shopping centers, seria o único proprietário. Para recuperar a marca Lance, que contou com jornal impresso até o início da pandemia da Covid-19 no país, ele, no entanto, terá auxílio de profissionais de outras duas áreas. Rafael Tomé é empresário do setor de logística. Raul Costa Jr, por sua vez, traz a bagagem editorial para a mais nova fase do diário esportivo — que tem concentrado esforços no portal e em perfis nas redes sociais.
Com status de diretor de redação do projeto do novo Lance, Raul Costa Jr tem no currículo passagens por veículos como RBS (afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul), TV Globo e GE.com. Além disso, foi por anos o diretor responsável pelos canais SporTV. Para o desafio que se inicia, ele terá a responsabilidade de reestruturar a marca que já foi líder de seu segmento na mídia impressa.
Uma marca que está no coração e no imaginário de muitas gerações de brasileiros
Raul Costa Jr
O executivo dá a entender, contudo, que a volta do jornal impresso não deverá ser o foco dessa fase do veículo de comunicação. Os trabalhos tendem a ficar concentrados na amplificação de alcance por meios dos canais digitais. “O Lance é uma marca que está no coração e no imaginário de muitas gerações de brasileiros, que compravam o jornal na banca e hoje acessam o portal. É uma marca muito forte no mercado, com bons números, e que teremos o prazer de reposicionar, de potencializá-la”, comenta Raul Costa Jr.
Lance deve ampliar redação
De acordo com comunicado encaminhado à imprensa nesta semana, os primeiros passos da reestruturação do Lance vão desde a parte operacional até a redação. O plano passa, por exemplo, por mudanças na comunicação, na plataforma e no visual da marca. Projeta-se, ainda, valorizar os profissionais que estão inseridos na atual equipe do diário esportivo e, consequentemente, reforçar a redação com novas contratações. Atualmente, conforme registrado pela plataforma 360, solução do Grupo Comunique-se de comunicação corporativa e mailing imprensa, o Lance conta com colaboradores em São Paulo e no Rio de Janeiro.
um veículo de imprensa moderno, criando e seguindo tendências, com uma comunicação leve, bem-humorada
Raul Costa Jr
“A marca Lance é vanguarda, revolucionou o meio impresso nos esportes na década 1990. Agora, vamos retomar esse posicionamento, apresentando um veículo de imprensa moderno, criando e seguindo tendências, com uma comunicação leve, bem-humorada, próximo dos grandes players do mercado”, adianta Raul Costa Jr. “E o mais importante é ser um ponto de encontro dos esportes, onde o leitor acesse e receba informações de qualidade, a todo momento”, complementa o executivo.
Raul Costa Jr de volta à imprensa
A nova fase do Lance marca o retorno de Raul Costa Jr a uma empresa de comunicação depois de quase três anos. Isso porque ele passou a empreender desde que deixou o Grupo Globo, em dezembro de 2018 — tendo como último cargo a direção executiva de eventos esportivos da trinca TV Globo, GE.com e SporTV. Por meio de sua página no LinkedIn, ele indica ser sócio de outras três empresas (além do Lance): MJG Participações, Sportvsview e GExperience.
Lance: audiência na casa dos milhões
Em processo de recuperação judicial e sem versão impressa desde março de 2020, a marca Lance conta com audiência milionária na internet. De acordo com a plataforma SimilarWeb, o portal lance.com.br registrou mais de 20 milhões de visitas somente em agosto. Nas principais redes sociais, o público do Lance também aparece na casa dos milhões (ou milhares), com os seguintes números:
- Facebook — 3,1 milhões;
- Twitter — 740 mil;
- Instagram — 600 mil;
- YouTube — 343 mil.