ESPECIAIS

Repórter deixa a Globo para ser apresentador na Record

andre azeredo - globo - record - apresentador - reporter - estudio - sp no ar
Contratado. André Azeredo será apresentador do 'SP no Ar' (Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação Record TV)

Direção da Record TV confirma a contratação de mais um apresentador para o seu núcleo de jornalismo. André Azeredo chega à emissora após passar anos como repórter da Globo em São Paulo

De repórter de uma emissora a apresentador da concorrência. Assim pode ser definido o momento profissional de André Azeredo. Aos 36 anos, o jornalista acaba de trocar a Globo pela Record TV. Integrante da equipe global de reportagem na praça São Paulo até a última semana, ele muda de emprego para assumir o desafio de ter um programa para chamar de seu. O comunicador será âncora do ‘SP no Ar’, conforme divulgado pela direção do canal de Edir Macedo na manhã desta quinta-feira, 7.

Apesar de o acerto entre Record TV e André Azeredo só ter sido confirmado agora, a movimentação envolvendo as partes ocorreu em pleno Carnaval. Responsável por revelar a contratação, Daniel Castro, do site Notícias da TV, ressaltou que o jornalista surpreendeu colegas e chefes da Globo ao pedir demissão em pleno plantão carnavalesco. Com a decisão de deixar a empresa de comunicação, o profissional trocou a cobertura em pleno sambódromo do Anhembi — ou de bloquinhos pelo Centro da capital paulista — por momentos com a família.

Fora do canal controlado pela família Marinho, o futuro apresentador da Record TV não poupou agradecimentos à antiga casa. Por meio do Instagram, falou em experiências e próximos desafios. “Foi sensacional. Quase mágico. Foi um sonho realizado. Uma etapa cumprida. Foram quatro anos de muito aprendizado. De trabalho. Risadas. Algumas lágrimas. Mas foi intenso. Meu tchau é por mim. Não por ela. Eu quero experimentar. Testar. Tentar. Viver. Obrigado à família Globo”, publicou na rede social.

andré azeredo - globo - record - apresentador - repórter - agradecimento
André Azeredo usou o Instagram para se despedir oficialmente da Globo (Imagem: reprodução)

“Multa” por causa do peso?

Na mesma postagem, André Azeredo afirmou que a chefia da Globo nunca brigou por causa de seu peso. “Vocês me fizeram muito feliz (e não, nunca me pediram para emagrecer. Tô falando sério). Sempre me estendeu a mão quando precisei. Não fica uma nódoa de mágoa. Vamos em frente. Força. Determinação e coragem!”, garantiu. Em abril de 2016, sites repercutiram que o jornalista teria sido suspenso por estar alguns quilos acima do considerado ideal (por quem?). Na ocasião, a direção da Globo não se pronunciou a respeito. O então repórter, porém, ficou alguns dias sem aparecer à frente de matérias produzidas pelo canal.

Manhãs da Record

Conhecido pelo público que acompanha o ‘Bom Dia SP’, na TV Globo, André Azeredo seguirá aparecendo na televisão em plena manhã. Ele será o apresentador do ‘SP no Ar’, noticiário exibido de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h. A data de estreia do reforço na tela da Record TV ainda não foi definida. O que se sabe, por ora, é que Bruno Peruka, atual âncora da atração jornalística, seguirá à frente do ‘Balanço Geral – Manhã’, que é transmitido das 6h às 7h. Assim, os dois produtos irão concorrer diretamente com o telejornal que projetou Azeredo junto aos telespectadores da capital paulista e região.

Sobre o acerto, André Azeredo garante que o momento o uniu ao canal 7 de São Paulo. Os dois estavam a fim de mudanças, segundo analisa. “É uma transformação e tanto na minha carreira. A Record TV tem coragem para mudar, então eu também tive coragem para mudar”, pontua o jornalista. “É um incentivo e tanto ter uma página em branco todos os dias”, prossegue o comunicador que desde o início da carreira no jornalismo tem atuado como repórter e, no máximo, âncora substituto. Condição que mudará com o ‘SP no Ar’.

A contratação do ex-repórter da TV Globo é mais uma movimentação liderada pelo vice-presidente de jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro, que em fevereiro anunciou a criação da diretoria de criação de jornalismo. Para o executivo, o acerto com o jornalista fortalece o estilo historicamente adotado pela emissora na forma de se comunicar com o povo. “A chegada de Azeredo reforça a comunicação direta, simples, clara e acessível que o jornalismo da Record TV sempre teve com o telespectador”.

andré azeredo - globo - record - apresentador - repórter - antonio guerreiro
André Azeredo chega à Record sob elogios de Antonio Guerreiro (Imagem: Antonio Chahestian/Divulgação Record TV)

Carioca, porto-alegrense e paulistano

Integrante do departamento de jornalismo da filial paulistana da Globo desde 2015, o mais novo contratado da Record TV é carioca com ligação com o Rio Grande do Sul. Deixou o Rio de Janeiro rumo a Porto Alegre aos 17 anos. Na capital gaúcha, graduou-se em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS). Ainda em Poa, estreou na mídia televisiva no último ano do curso, em 2005. Passou pela Band local e, no ano seguinte, foi para a RBS. Ficou na afiliada gaúcha da Rede Globo até o momento em que, profissionalmente, se tornou paulistano.

Repórter na Globo. Apresentador na Record TV

André Azeredo não será o primeiro profissional que sai das reportagens da Globo São Paulo para ir direto aos estúdios da Record TV. Em 2005, Britto Júnior era um dos destaques do ‘SPTV’ e, por causa disso, foi contratado pela concorrente para apresentar o ‘Hoje em Dia’. Depois, cada vez mais caminhando à carreira para o entretenimento, comandou o game show ‘O Jogador’ e as primeiras edições do reality ‘A Fazenda’. Na Record TV, Britto Júnior ainda apresentou o ‘Programa da Tarde’ e passou tempos na “geladeira”, até deixar a empresa em dezembro de 2016. Sem mirar a área de variedades por enquanto, André Azeredo se prepara para se comunicar de forma “direta, simples, clara e acessível” com quem sintonizar a Record TV em plena manhã.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Prêmio Comunique-se