PAUTAS & NOTAS

Enquanto uns veículos contratam, outros sofrem baixas

ROGERIO GALLO_ANTONIO GUERRERO_031_FOTO EDU MORAES - record tv
Antonio Guerreiro e Rogério Gallo; executivos do jornalismo da Record TV (Imagem: Edu Moraes)

Emissoras como Record e Rede TV apresentam novos executivos em seus departamentos jornalísticos. Projetos online como Crusoé e Metrópoles contam com reforços nas redações. Entre tantas contratações, há, porém, quem tenha sofrido com demissões

Record TV criou a função de diretor de criação de jornalismo e contratou gerente da área para sua filial na Bahia. A Rede TV, por sua vez, tem novo editor-chefe para o ‘Rede TV News’. Ex-jornalistas do Grupo Globo são contratados pelo site Metrópoles e pela revista digital Crusoé. Confira esses e outros destaques em mais uma edição da seção ‘Pautas & Notas’

Record TV passa a contar com diretor de criação de jornalismo

A Record TV decidiu criar uma diretoria dentro de seu núcleo informativo. Desde a última semana, a emissora tem em Rogério Gallo mais um integrante do time de executivos. Ele chega à casa para ser o diretor de criação de jornalismo. No posto, terá a missão de liderar o desenvolvimento de novos programas e quadros, além de elaborar formatos diferenciados e melhor a experiência de consumo de conteúdo.

Com mais de 20 anos de experiência com materiais audiovisuais, Rogério Gallo chega à Record TV tendo no currículo passagens por outros conglomerados de mídia. Ele foi vice-presidente dos canais de filmes e séries da Turner no Brasil. Dirigir veículos do Grupo Bandeirantes de Comunicação e a MTV. Sua entrada para o canal 7 de São Paulo anima o vice-presidente de jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro. “A capacidade criativa e a inventividade de Rogério Gallo permitirão à Record TV inovar ainda mais, além de reforçar nosso compromisso com a qualidade e credibilidade da informação, que são as marcas dessa equipe vencedora”, reforça Guerreiro.

rogerio gallo - diretor da record tv
Rogério Gallo, o mais novo diretor da Record TV (Imagem: Edu Moraes)

Filial da Record TV tem novo gerente de jornalismo

Não é somente a praça São Paulo, onde Rogério Gallo está baseado, que apresenta novidades na Record TV. Na Bahia, a filial da empresa tem, desde o fim de janeiro, um novo gerente de jornalismo. E ele atende pelo nome de Eduardo Caruso, informou à época o Portal Alta Definição. Com passagens Record TV em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Na Record TV Itapoan, o executivo lida com produtos diários, como as versões locais do ‘Balanço Geral’.

Revista digital contrata repórter de O Globo

Publicação online dirigida por Rodrigo Rangel, a Crusoé tem mais um membro em sua redação no Distrito Federal. A revista digital foi buscar na Infoglobo (O Globo e Época) seu mais novo repórter. O contratado do veículo de comunicação é Mateus Coutinho. Ele está na equipe desde o dia 11. Ele entrou justamente no lugar de profissional que fez o caminho inverso, deixou o Antagonista para trabalhar no Grupo Globo: Eduardo Barretto, que colabora com a coluna de Guilherme Amado.

Cristina Serra reforça redação do Metrópoles

Mateus Coutinho não é o único jornalista que recentemente deixou o Grupo Globo para trabalhar em projeto online. Ex-repórter da TV Globo, Cristina Serra foi anunciada como reforço do Metrópoles ainda na primeira quinzena de fevereiro. No portal de notícias, ela produzirá matérias especiais. Também cabe a ela o comando de podcasts sobre o tema do qual é especialista: política. A jornalista tem como uma de suas referências a cobertura de todas as eleições presidenciais desde a redemocratização do país, em 1989.

Também questões ambientais, sendo autora de livro sobre a tragédia de Mariana (MG), Cristina Serra não quer limitar o seu trabalho no Metrópoles, site que conta com mais de 200 colaboradores, a pautas vinculadas aos bastidores do poder. “Quero fazer pautas ligadas a questões ambientais e a direitos humanos. Quero poder viajar pelo país, conhecer os problemas de perto, enfim, sujar o sapato de lama ou poeira, em busca de notícia”, disse a jornalista ao ter sido contratada.

Alexandre Garcia estreia coluna em mais um jornal

Cristina Serra não é a única ex-jornalista da TV Globo a iniciar novos projetos na comunicação social no começo de fevereiro. Depois de deixar a emissora em que atuou por 31 anos e ser cotado para o time de âncoras da CNN Brasil, Alexandre Garcia estreou parceria com o Correio do Povo. No jornal do Rio Grande do Sul, o experiente jornalista assina coluna semanal, que é publicada às quartas-feiras. O texto de estreia foi veiculado no dia 6 deste mês.

Ao ser contratado pelo impresso, Alexandre Garcia fez questão de enfatizar que a suia relação com o Correio do Povo começou quando ele ainda era criança. “Estar no CP é algo muito especial, muito significativo para mim. Primeiro, porque quando eu tinha de quatro para cinco anos, surpreendi a família lendo a primeira página do Correio”, disse o jornalista ao site Coletiva.net.

alexandre garcia - correio do povo - record
Alexandre Garcia: colunista do Correio do Povo desde o início de fevereiro de 2019 (Imagem: Mercury Comunicação/Divulgação/CP)

Empreendedor, influenciador digital, apresentador e… colunista

Ao contrário de Cristina Serra e Alexandre Garcia, Marc Tawil tem cada vez mais ampliado a sua relação com o Grupo Globo. Co-apresentador da versão paulista do ‘Café das Seis’, da Rádio Globo, o profissional é o mais novo colunista online da marca Época Negócios. Para o site da publicação, ele escreverá sempre às terças-feiras. A parceria começou na primeira semana de fevereiro, mas foi comemorada pelo comunicador somente nesta semana.

“Quero dividir com você, que torce por mim genuinamente, uma grande conquista! Me torno oficialmente colunista de Época NEGÓCIOS, um dos mais relevantes HUBs de conteúdo executivo da América Latina”, afirmou Marc Tawil em sua página no Facebook. Além da coluna na Época Negócios e do programa na Rádio Globo, ele atua em ao menos outras duas frentes: é influenciador digital (sendo reconhecido como Topo Voices do LinkedIn no Brasil) e empreendedor (respondendo como CEO da agência Tawil Comunicação).

Sikera Júnior estreia como garoto-propaganda

Reconhecido pelo público paraibano pelo comando de noticiários policialescos e pelo público do Brasil inteiro devido às opiniões ácidas que divulga — e que viralizam nas redes sociais –, Sikera Júnior tem novidade profissional que vai além de seu trabalho no telejornalismo. Contratado da TV Arapuan, afiliada da Rede TV em João Pessoa, ele agora também faz ponta como garoto-propaganda. Há duas semanas, ele aparece em campanha promovida pela Cup Noodles, conforme registrou o site B9. Na ação, Sikera Júnior alerta para o caos que tomou conta da cidade. Caos que é, na verdade, o lançamento do Cup Fever, linha de macarrão instantâneo que conta com 10 sabores.

‘Rede TV News’ apresenta novo editor-chefe

Na última semana, a direção da Rede TV anunciou à imprensa a contratação de Sérgio Galvão para ocupar o cargo de editor-chefe do ‘Rede TV News’. À frente do principal telejornal da emissora, o profissional comanda a equipe disposta a apresentar “ampla cobertura, informação de qualidade e alta tecnologia”. Ele registra passagens por veículos como a rádio CBN e duas emissoras de televisão regionais de São Paulo: TV Cultura e TV Gazeta.

Reinaldo Azevedo deixa equipe de telejornal

Dias antes de se reforçar com Sérgio Galvão, o ‘Rede TV News’ deixou de contar com um de seus integrantes. Comentarista de política do noticiário apresentado por Amanda Klein e Boris Casoy, Reinaldo Azevedo deixou de participar da atração em fevereiro. A parceria dele com a Rede TV segue, porém, na internet. “Tio Rei”, como é chamado por colegas e parte do público, é blogueiro do site da emissora, que é hospedado no UOL.

Demissões em jornal do Nordeste

De uma vez só, o jornal O Estado, do Ceará, demitiu quatro profissionais. As dispensas ocorreram na última semana de janeiro. Os cortes provocaram a ira de duas entidades do setor: o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Foram demitidos o editor-chefe, um repórter do site, um diagramador e uma revisora.

“Os profissionais do jornal já vinham sofrendo diversos problemas, como não pagamento de horas extras executadas em um dos setores da empresa, imposição de acumulo de funções, comando divergente vindo de sócios da organização jornalística, eventuais atrasos de salários, imposição de execução de trabalho em turnos divergentes do qual o jornalista foi contratado e tentativa de envolvimento da redação em disputas por poder promovidas pelos integrantes da empresa familiar”, protestou, ainda em janeiro, o Sindjorce.

Repórter deixa os canais da ESPN

Por fim das movimentações da imprensa ocorridas em janeiro e fevereiro, mas que ainda não tinham sido registradas pela reportagem do Portal Comunique-se, está a saída de uma experiente repórter dos canais ESPN no Brasil. Gabriela Moreira deixou a empresa que faz “tudo pelo esporte” na primeira semana de fevereiro. Ela estava no veículo de comunicação havia sete anos, conforme informou o site Torcedores.com.

Leia mais:

Tags

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se