Indicado ao Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Repórter – Mídia Escrita’, o jornalista investigativo Ruben Berta é o mais novo integrante do UOL. Ele confirmou o acerto com o veículo de comunicação online no último fim de semana. No novo desafio, integrará a redação do portal de notícias no Rio de Janeiro.
Leia mais:
- Jornalista-empreendedor investe no ramo gastronômico
- Burnout afasta apresentadora de afiliada da Rede Globo
- O que comunicadores têm para falar de Eduardo Leite?
“Espero ter vocês junto comigo nessa nova etapa. Seguirei divulgando tudo por aqui e sendo o mesmo chato em todas as redes. Sigamos sempre”, avisou o mais novo repórter da sucursal carioca do UOL, por meio de postagem em seu perfil no Facebook. Ruben Berta estreou na função nesta segunda-feira, 5.
Focado em matérias densas e investigações a respeito do que ocorre nos bastidores do poder, sobretudo nas esferas municipal e estadual do Rio de Janeiro, Ruben Berta passou os últimos dois anos e meio à frente de seu próprio projeto independente de jornalismo, o Blog do Berta, onde publicou mais de 250 reportagens.
Graduado em jornalismo pela UniverCidade, o mais novo repórter investigativo do UOL acumula passagens por um veículo de comunicação impresso e por uma marca nativa da mídia online. Foi por quase 18 anos funcionário de O Globo e permaneceu por meses como editor do site The Intercept Brasil.
Denúncias exclusivas de Ruben Berta
A expectativa é a de que a partir de agora Ruben Berta abasteça o UOL com reportagens e denúncias exclusivas, conforme vinha fazendo em seu blog. Nas últimas semanas, por exemplo, informou que o governo do estado do Rio de Janeiro pagará R$ 4 milhões a escolas de samba (em processo sob sigilo). Enquanto isso, destacou o fato de a prefeitura carioca ter empenhado mais de R$ 6 milhões para empresa que, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, teria apresentado documento falso a autoridades.
Ou seja: com Ruben Berta de repórter, o UOL amplia seu investimento no jornalismo investigativo.