Opinião

Saúde: o impacto da Covid-19 na comunicação

O ano de 2020 iniciou conturbado e difícil em todo o mundo. A preocupação com o avanço do novo coronavírus, que já havia levado o caos à China, ocupou a manchete dos veículos de comunicação. Começava ali uma corrida contra um inimigo invisível e mortal – e em sua esteira, crescia o volume de notícias ruins, muitas vezes inverídicas (as fake news). Com o avanço contínuo da pandemia, veio a necessidade do distanciamento social, uma medida de segurança que, juntamente com o uso correto da máscara e a higienização frequente das mãos, evita o contágio. Diante desse cenário, os profissionais de comunicação se viram diante de mais um desafio para condução dos seus trabalhos.

Leia mais:

Buscando manter as equipes seguras, no Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), as ações de comunicação interna em ambiente online foram intensificadas, com a consolidação de uma rede social interna. Com a formulação de campanhas para que os funcionários buscassem ali a informação, conteúdos foram disponibilizados em formatos diversos, como vídeos, textos e links, incluindo o recém-lançado blog Gente do Dona Helena — espaço desenvolvido para que cada funcionário possa contar como a pandemia impactou a sua vida. É um canal aberto, no site do hospital, para que a comunidade possa compreender melhor a rotina de nossos profissionais. Um canal que torna o funcionário protagonista, que dá voz a seus medos, angústias e vitórias – sim, em meio à pandemia, cada alta hospitalar é uma vitória comemorada por todos: profissionais, pacientes e seus familiares.

A educação para evitar o avanço da doença é uma medida coletiva de segurança

Gizele Leivas

Outra medida adotada foi a fixação de cartazes e banners em locais estratégicos, para que não somente os funcionários tivessem acesso à informação, e sim todos os indivíduos que circulam pela instituição. A educação para evitar o avanço da doença é uma medida coletiva de segurança, e foi intensificada.

Durante a pandemia, a produção de vídeos orientativos no Dona Helena mais que dobrou. Além do desafio de atrair e reter, há o de minimizar o ruído no processo — para isso, entendemos que é necessário estabelecer uma linha de comunicação limpa, tratando os assuntos de forma objetiva e mantendo as informações sempre atualizadas. Outro ponto importante é manter um canal de escuta. No hospital, foram criados os projetos “Roda de conversas” e o “Você de bem”, espaços conduzidos pela área de psicologia com a finalidade de ouvir e tratar, afinal o engajamento acontece de forma verdadeira quando cada indivíduo se entende como parte do todo, e só sairemos desta pandemia com a participação do coletivo.

_______________

Por Gizele Leivas, head de comunicação e marketing do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC).

Compartilhe
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

OPEX® Corporation apresenta a suíte integrada Cortex® Sort-to-Order™ para agilizar o atendimento de pedidos

A OPEX® Corporation, referência global em automação de nova geração com soluções inovadoras para ambientes…

23 horas ago

Cessna Grand Caravan EX apresentará novas opções de interior executivo, ampliando as oportunidades para missões de alto nível

O lendário Cessna Grand Caravan EX agora contará com três novos esquemas de interior executivo…

23 horas ago

A mais recente série da Mouser explora o equilíbrio entre IA e conhecimento humano em engenharia

A Mouser Electronics, Inc., distribuidora global autorizada dos mais recentes componentes eletrônicos e produtos de…

23 horas ago

PUMA e Manchester City anunciam extensão de longo prazo de sua parceria global de sucesso

A empresa esportiva PUMA e o time da Premier League Manchester City assinaram uma extensão…

23 horas ago

Cresce o número de inadimplência condominial no Brasil

A inadimplência condominial atingiu 17% no primeiro trimestre de 2025, representando um aumento significativo, comparado…

23 horas ago