COMUNICAÇÃO

Sem Fórmula 1, Rede Globo demite comentarista e gerente

fórmula 1 - rede globo - luciano burti - alfredo bokel
Imagem: Divulgação/Rede Globo

Emissora realiza cortes de pessoal ao deixar de transmitir a competição automobilística

A perda dos direitos de transmissão da Fórmula 1 ainda ecoa na Rede Globo de Televisão. Nesta semana, a emissora dispensou dois profissionais envolvidos diretamente nos últimos anos com as exibições de grandes prêmios da principal competição automobilística do mundo. Dessa forma, Luciano Burti e Alfredo Bokel não integram mais os quadros de colaboradores do veículo de comunicação.

Leia mais:

Ex-piloto que chegou a marcar presença na própria Fórmula 1, onde correu nas temporadas 2000 e 2001, Burti era contratado da Globo desde 2004. Desde então, vinha sendo aproveitado como comentarista justamente das provas da competição. Por um tempo, conciliou a função na imprensa com a de piloto. Assim, chegou a participar de ações da modalidade Stock Car.

A dispensa pode não representar o fim das participações de Luciano Burti na tela da Rede Globo. Isso porque ele costuma figurar em reportagens do ‘Auto Esporte’. Exibido nas manhãs de domingo, o programa não é original do canal da família Marinho — a produção é de responsabilidade da TV 7, sob controle da família Hawilla. Na edição do último fim de semana, Burti falou sobre reciclagem de peças de automóveis.

Saída de gerente

Alfredo Bokel estava há mais de duas décadas na Globo e teve a sua dispensa confirmada pela empresa em comunicado enviado a Gabriel Vaquer, colunista do portal UOL. Na emissora desde 2000, ele era o gerente de esportes a motor desde 2012.

“O que sou como jornalista e gestor devo à maior empresa de comunicação da América Latina”

Pelas redes sociais, Bokel falou em gratidão e reforçou o tempo em que esteve profissionalmente ligado à Globo. “Passei 21 dos meus 42 anos no Grupo Globo. Metade da minha vida”, enfatizou o profissional. “Fui prestador de 2000 a 2006 e contratado de 2006 a 2021. O que sou como jornalista e gestor devo à maior empresa de comunicação da América Latina. Gratidão eterna”, agradeceu.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.