Sessão na Câmara comemora centenário do Jornal do Commercio

Atualmente conhecido como JC, Jornal do Commercio foi alvo de perseguição por parte do governo de Getúlio Vargas, quanto foi invadido e completamente destruído. História foi lembrada em sessão na Câmara dos Deputados

A Câmara realizou, na última semana, solenidade em homenagem ao centenário do Jornal do Commercio, conhecido atualmente como JC. Em discurso lido em plenário, o presidente Rodrigo Maia afirmou que a democracia brasileira se fortalece na medida em que veículos como o JC se fortaleçam.

“Jornais centenários, como o nosso homenageado, tornam-se referência para a manutenção do nosso estado democrático de direito. E a responsabilidade, credibilidade e alcance de um veículo como o Jornal do Commercio fazem a diferença”, disse Maia.

O jornal pernambucano foi fundado em 3 de abril de 1919 pelo jornalista, empresário, advogado, diplomata e deputado paraibano Francisco Pessoa de Queiroz.

jc - jornal do commercio - camarajc - jornal do commercio - camara
Participantes lembraram que o jornal foi alvo de perseguição no governo Vargas (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Nos anos de 1930, o Jornal do Commercio foi alvo de perseguição por parte do governo de Getúlio Vargas, quanto foi invadido e completamente destruído. Os proprietários se exilaram na França e retornaram quatro anos depois, restabelecendo as atividades no jornal.

O deputado Tadeu Alencar (PSB/ PE), requerente da sessão, lembrou a história do jornal e reforçou sua importância para Pernambuco e para a região Nordeste. “É obrigatório reconhecer que o Jornal do Commercio trilhou um caminho secular afinado com os valores da alma pernambucana”, disse.

Impresso e online

O JC foi o primeiro jornal da América Latina a ficar disponível na internet. O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça, ressaltou que o setor da comunicação é conhecido por sua modernidade e constantes transformações. “No último ano passei muitos dias refletindo sobre o que significa uma empresa de comunicação passar a ser centenária. Debatemos cada vez mais a sustentabilidade do negócio e a forma como a sociedade deseja receber a informação”, disse.

Ele completou que o livre acesso à informação contribui para que a sociedade possa tomar decisões e transformar realidades: “Mas quando refletimos sobre o segmento, também pensamos o quanto a imprensa é relevante para o bem comum”, concluiu.

Leia mais – ‘Comunicação’:

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Nicole Mattiello
Edição: Ana Chalub

Compartilhe
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Interactive Brokers apresenta o IBKR InvestMentor – um aplicativo gratuito de microaprendizagem para instruir a nova geração de investidores.

Lições interativas e concisas sobre economia, negócios e investimentos, elaboradas para que potenciais investidores possam…

23 horas ago

Prêmio Influency.me chega à 5ª edição e traz novas categorias de influenciadores

O Prêmio Influency.me, classificado pelo segmento como "Oscar da Influência Digital", está de volta para…

23 horas ago

Eucatex integra lista de líderes globais em sustentabilidade

A Eucatex foi reconhecida em 2025 como uma das líderes em sustentabilidade por manejo florestal,…

23 horas ago

Barra da Tijuca ganha condomínio com piscina de ondas

O condomínio Arte Wave, na Barra Olímpica, contará com piscina de ondas indoor, capaz de…

23 horas ago

Macher Tecnologia anuncia patrocínio ao CPDP LATAM 2025

Empresa participa pelo segundo ano consecutivo da conferência latino-americana de privacidade e apresentará o painel…

23 horas ago