CARREIRA

Simpósio Internacional de Jornalismo Online abre inscrições

isoj 21 - jornalismo online
(Imagem: divulgação)

21º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) está com inscrições abertas. Evento será realizado em abril na Universidade do Texas, nos Estados Unidos

Por Teresa Mioli. Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas

Jornalistas, executivos de mídia, acadêmicos e entusiastas de notícias de todo o mundo estão convidados a se inscrever no 21º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ).

​​​​​​​Desde 1999, a conferência anual é focada no impacto da revolução digital no jornalismo, combinando perspectivas de profissionais e acadêmicos. É organizada pelo Centro Knight de Jornalismo nas Américas, da escola de jornalismo da Moody College of Communication da Universidade do Texas.

O ISOJ deste ano ocorrerá no auditório do Museu de Arte Blanton da Universidade do Texas, no campus de Austin, de 24 a 25 de abril de 2020. Como nos anos anteriores, haverá alguns eventos pré e pós-ISOJ, como como workshops, hackathon e uma conferência em espanhol, o Colóquio Ibérico de Jornalismo Digital.

Leia mais:

“O ISOJ 2020 cobrirá alguns dos tópicos mais relevantes para o jornalismo hoje em dia, olhando para o futuro, em soluções e tendências no novo ecossistema de mídia que estão emergindo da revolução digital”, disse o professor Rosental Alves, fundador do ISOJ e titular da Cátedra Knight em Jornalismo e da Cátedra UNESCO em Comunicação.

“O programa ainda está sendo finalizado e será anunciado em breve, mas podemos citar alguns tópicos: as histórias de sucesso de dois jornais globais, The Guardian e The New York Times; soluções para a crise de notícias locais e relatos da linha de frente da cobertura das eleições de 2020 nos EUA; a luta contra a desinformação, com foco em fact-checking e em formas de desmascarar vídeos falsos e deepfake… e muito mais”, disse Alves.

Duas palestras já foram anunciadas. Katharine Viner, editora-chefe do The Guardian, vai abrir o ISOJ na sexta-feira, 24 de abril; e Arthur O. Sulzberger Jr., presidente do The New York Times Company, abrirá o segundo dia do ISOJ, no sábado, 25 de abril. Haverá outros dois palestrantes principais e 10 painéis, dois deles dedicados à pesquisa acadêmica.

“O ISOJ 2020 cobrirá alguns dos tópicos mais relevantes para o jornalismo hoje em dia”

Em 2004, o ISOJ introduziu um componente de pesquisa e, em 2011, a revista científica #ISOJ, uma publicação oficial de artigos acadêmicos, revisados ​​por pares e apresentados na conferência após um processo competitivo de avaliação cega. Este ano, a revista #ISOJ novamente tem um tema especial: “Poder, privilégio e patriarcado no jornalismo: dinâmica de controle de mídia, resistência e renovação”. Alfred Hermida, professor associado e diretor na Escola de Jornalismo da University of British Columbia, é o editor convidado. Pesquisadores selecionados para aparecer na revista também vão apresentar seu trabalho no ISOJ.

Para incentivar a participação internacional na conferência, as palestras vão ter tradução simultânea do inglês para o espanhol. Nas próximas semanas, publicaremos a lista de palestrantes e o programa completo de oradores em isoj.org. Enquanto isso, visite este site para ver vídeos, transcrições, pesquisas e notícias sobre simpósios anteriores até 1999.

Nos últimos anos, os ingressos para o ISOJ esgotaram semanas antes do evento. Portanto, recomendamos se inscrever o quanto antes para garantir sua participação. Outra vantagem de se inscrever antecipadamente é aproveitar os descontos. Estamos novamente oferecendo uma taxa mais baixa para as inscrições realizadas antes de 14 de março às 23h59. EST, quando os preços vão aumentar.

Preços para inscrições antecipadas

  • Inscrição geral: $150;
  • Docentes e funcionários (de qualquer universidade ou escola do mundo): $100;
  • Estudantes (de qualquer universidade ou escola do mundo): $50

Preço normal (depois de 15 de março):

  • Inscrição geral: $200;
  • Docentes e funcionários (de qualquer universidade ou escola do mundo): $125;
  • Estudantes (de qualquer universidade ou escola do mundo): $75

A taxa de inscrição dá acesso a todas as sessões do ISOJ, café da manhã no Blanton e lanches e café nos dois dias. Também inclui um happy hour no AT&T Center na quinta-feira de noite, 23 de abril, e uma recepção especial no Blanton Museum Atrium na sexta-feira à noite, 24 de abril, imediatamente após a última sessão do ISOJ do dia.

Mais de 400 pessoas de 43 países participaram do ISOJ do ano passado. O espaço é limitado, e a conferência lota todo ano, portanto, não deixe de se inscrever o quanto antes.

Perguntas? Por favor envie um e-mail para Mallary Tenore, Diretora associada do Centro Knight.

SOBRE O AUTOR

avatar

UT Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

COMENTAR

COMENTAR