Trabalhar é se relacionar – por Lygia Pontes

“Quando assimilamos que trabalhar é estar em contato com outras pessoas, temos mais chances de cuidar desses relacionamentos”. Portal Comunique-se publica mais um artigo da consultora Lygia Pontes

Não é raro ouvir alguém falar que “se trabalho fosse bom, não chamava trabalho”. Um jeito de mudar esse pensamento é pensar que trabalho, na verdade, deveria se chamar relacionamento. Afinal, praticamente o tempo todo em que nos dedicamos a uma atividade profissional estamos em contato com outras pessoas: quando chegamos ao escritório, se não encontramos um(a) colega logo de cara, isso acontece pouco tempo depois. E mesmo quando fazemos home-office, não ficamos sozinhos, já que usamos, em algum momento, diferentes meios de comunicação, como e-mail, telefone e mensagens de texto.

Leia também:

Quando assimilamos que trabalhar é estar em contato com outras pessoas, temos mais chances de cuidar desses relacionamentos, exatamente como fazemos em nossa vida pessoal. Isso torna o nosso dia a dia mais leve, prazeroso e nos permite realizar nossas atividades com mais eficácia.

Tente se lembrar de algum problema que enfrentou em um relacionamento com um membro de sua família ou com um amigo. É muito provável você tenha feito algo para resolver a questão, principalmente se convivia com a pessoa com frequência. E se pensarmos nos colegas de trabalho, chefes ou equipe, você não deveria se empenhar para resolver qualquer problema que surja? Afinal, você interage com eles constantemente.

É claro que quando temos certeza de que não fizemos nada de errado, é mais difícil aceitar que devemos agir. Neste caso, recomendo adotar o comportamento básico da boa comunicação e um pilar fundamental para a construção de qualquer relacionamento: escutar.

Inscreva-se agora!

Networking na era digital: Como construir relacionamentos de sucesso? O curso faz parte da grade de cursos de férias da ESPM e será realizado de 17 e 18 de julho. As inscrições podem ser feitas neste link http://bit.ly/cursonetworking. Reservado aos leitores do Portal Comunique-se: com o código CFERDES10 é possível conseguir 10% de desconto.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

18 horas ago

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

18 horas ago