OPINIÃO

Trabalhar é se relacionar – por Lygia Pontes

trabalhar - relacionar
(Imagem: reprodução)

“Quando assimilamos que trabalhar é estar em contato com outras pessoas, temos mais chances de cuidar desses relacionamentos”. Portal Comunique-se publica mais um artigo da consultora Lygia Pontes

Não é raro ouvir alguém falar que “se trabalho fosse bom, não chamava trabalho”. Um jeito de mudar esse pensamento é pensar que trabalho, na verdade, deveria se chamar relacionamento. Afinal, praticamente o tempo todo em que nos dedicamos a uma atividade profissional estamos em contato com outras pessoas: quando chegamos ao escritório, se não encontramos um(a) colega logo de cara, isso acontece pouco tempo depois. E mesmo quando fazemos home-office, não ficamos sozinhos, já que usamos, em algum momento, diferentes meios de comunicação, como e-mail, telefone e mensagens de texto.

Leia também:

Quando assimilamos que trabalhar é estar em contato com outras pessoas, temos mais chances de cuidar desses relacionamentos, exatamente como fazemos em nossa vida pessoal. Isso torna o nosso dia a dia mais leve, prazeroso e nos permite realizar nossas atividades com mais eficácia.

Tente se lembrar de algum problema que enfrentou em um relacionamento com um membro de sua família ou com um amigo. É muito provável você tenha feito algo para resolver a questão, principalmente se convivia com a pessoa com frequência. E se pensarmos nos colegas de trabalho, chefes ou equipe, você não deveria se empenhar para resolver qualquer problema que surja? Afinal, você interage com eles constantemente.

É claro que quando temos certeza de que não fizemos nada de errado, é mais difícil aceitar que devemos agir. Neste caso, recomendo adotar o comportamento básico da boa comunicação e um pilar fundamental para a construção de qualquer relacionamento: escutar.

Inscreva-se agora!

Networking na era digital: Como construir relacionamentos de sucesso? O curso faz parte da grade de cursos de férias da ESPM e será realizado de 17 e 18 de julho. As inscrições podem ser feitas neste link http://bit.ly/cursonetworking. Reservado aos leitores do Portal Comunique-se: com o código CFERDES10 é possível conseguir 10% de desconto.

Tags

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em administração de empresas pela FGV. Também é analista comportamental pela metodologia DISC. Depois de anos trabalhando em empresas de diversos segmentos e em diferentes áreas da comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Auxilia empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de metodologia exclusiva apoiada nos pilares do sucesso profissional: comportamento, comunicação e gestão. Também atua na Mútua Parcerias Corporativas, assessorando agências de comunicação e empresas de diversos setores a estabelecerem parcerias consistentes.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se