Obra de Machado de Assis, patrono da Academia Brasileira de Letras (ABL), Dom Casmurro pautou discussões nas redes sociais nesta semana. O livro publicado originalmente em 1899 voltou a gerar debate com o tradicional questionamento: Capitu traiu ou não traiu Bentinho com Escobar? Além de chegar aos trending topics do Twitter no Brasil, o livro ganhou pautas em veículos de comunicação e fez com que jornalistas entrassem na brincadeira.
Colunista da Folha de S. Paulo, Sérgio Rodrigues foi um dos jornalistas que entrou no assinto. Pontuou que Machado de Assis nunca “pisava em falso”. Para ele, ninguém nunca saberá a real situação amorosa envolvendo as três personagens da estória centenária narrada em Dom Casmurro. “Sério que ressuscitaram nas redes a velha discussão sobre Capitu ter traído Bentinho ou não? Nunca saberemos, Machado fez questão de deixar isso solto e aquele lá não pisava em falso. O que ele deixa muito claro é que, se ela traiu, foi bem feito para aquele babaca”, publicou o jornalista, demonstrando — como muito leitores — o “carinho” nutrido por Bentinho.
Jornalista à frente do ‘Coisa de Nerd‘, canal no YouTube que conta com mais de 9 milhões de inscritos e que está indicado ao Prêmio Influency.me, Nil Moretto se mostrou incrédula com o debate. Com um tuíte, porém, ajudou a lista de termos mais comentados no Twitter abrir espaço para a clássica obra literária. “A galera tá realmente, a sério, discutindo se Capitu traiu Bentinho?”, questionou a comunicadora. Ao responder a um internauta, ela concordou, contudo, que o tema poderia ser pior: sobre o novo elenco de ‘A Fazenda’, reality show da Record TV.
Integrante do time de colaboradores do El País Brasil e indicado ao Prêmio Comunique-se 2019 como ‘Colunista de Opinião’, Xico Sá esboçou até comemorar o fato de o livro de Machado de Assis ganhar vez nas redes sociais. “Uma quinta-feira com Foucault e Machado (#Bentinho) nos TT dá até a ilusão de que o Brasil tem jeito”, escreveu em seu perfil no Twitter. “Aí, você vai conferir e o papo é sobre um chanceler pirado e a cornitude. Só nos resta celebrar a sacanagem. Viva”, prosseguiu o bem-humorado jornalista.
Entre jornalistas, houve quem tentasse abrir outra discussão cultural a partir do debate entorno de Dom Casmurro. “A discussão sobre Capitu ter ou não traído Bentinho leva a lugar nenhum. O negócio é: o James Bond verdadeiro é Pierce Brosnan”, escreveu o jornalista Murillo Moret. Enquanto uns brincam, outros problematizam. Foi o caso da escritora e “comunicóloga” Bel Rodrigues. “Acordei tendo que ler que Capitu traiu Bentinho e transformou um garoto inocente num homem amargurado. Bom dia para quem?”, perguntou a indicada ao Prêmio Influency.me em tuíte que conta com mais de 13 mil interações.
Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…
Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…
O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…
A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…
EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…