COMUNICAÇÃO

TSE rejeita ação que questionava favorecimento de emissora a Bolsonaro

bolsonaro - record - tse
TSE rejeitou ação da chapa de Haddad contra Record e Bolsonaro. (Imagem: reprodução/Record TV)

Ação chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por solicitação da chapa de Fernando Haddad. O petista, que perdeu o segundo turno para Jair Bolsonaro na eleição presidencial do ano passado, alegou que a Record TV e o R7.com favoreceram o oponente

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, no último mês, improcedente denúncia de suposto favorecimento do Grupo Record aos então candidatos Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão nas eleições de 2018, por meio de um tratamento diferenciado à chapa na cobertura realizada por veículos do grupo, como a Record TV e o portal R7.com.

Leia mais:

A ação, ajuizada pela candidatura de Fernando Haddad, da coligação PT, PC do B e PROS, alegava uso indevido de meios de comunicação argumentando que a empresa teria atuado de forma desequilibrada, favorecendo a chapa vencedora tanto na programação da emissora de TV de mesmo nome quanto do Portal R7, ambos veículos controlados pelo Grupo Record.

Os ministros seguiram a avaliação contrária do relator, Jorge Mussi, chegando a uma decisão unânime. Segundo Mussi, a cobertura realizada pelos veículos da empresa teve caráter apenas jornalístico, sem apelo ao eleitorado. Entre os argumentos contrários ao questionamento, os ministros apontaram falta de provas.

Para o TSE, cobertura da Record TV e do R7 sobre Bolsonaro teve “caráter apenas jornalístico”. Ação de Haddad contra os veículos foi rejeitada de forma unânime

O julgamento foi iniciado em setembro. O relator Jorge Mussi apresentou sua posição contrária. A análise foi suspensa para a solicitação de mais elementos. Foi retomada com o voto do ministro Edson Fachin, que considerou as provas apresentadas pela coligação de Haddad insuficientes.

***** ***** ***** ***** *****

Edição: Fernando Fraga

SOBRE O AUTOR

Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

COMENTAR

COMENTAR