A última quinta-feira, 27 de maio, contou com evento híbrido (físico e digital) no setor de telecomunicações. Por meio de coletiva de imprensa realizada por meio da internet e com presença de jornalistas e autoridades diretamente de sua sede, em Mauá (SP), a VIP Telecom apresentou novidades relacionadas à sua própria presença no mercado online brasileiro.
Leia mais:
- Ex-CNN Brasil reforça o time de política do Metrópoles
- Jornalistas são vacinados contra a Covid-19 no Maranhão e em Mato Grosso
- Mulheres ganham protagonismo no jornalismo esportivo do Grupo Globo
Uma das novidades é a de que, a partir de agora, a VIP Telecom passa a fazer parte do fundo de investimentos EB Fibra. Com isso, os executivos à frente da empresa de telecomunicações baseada na região conhecida como Grande ABC Paulista planejam aumentar em mais de 300% o número de colaboradores. Indo dos atuais 355 para 1.500 até o fim do ano.
“O projeto é extremamente ousado e combina com o propósito que temos”
Fábio Abreu
“Quero agradecer a oportunidade de estar à frente deste projeto. Estou há 20 anos no ramo de telecomunicações e, hoje, temos um dos maiores provedores do Brasil com a EB Fibra. O projeto é extremamente ousado e combina com o propósito que temos”, afirmou, durante a coletiva de imprensa, o executivo Fábio Abreu. Ele passa a responder como CEO da VIP Telecomunicações. No comando, terá a companhia do sócio-fundador da empresa mauaense, Edson Teofilovic, e do head de fusões e aquisições da EB Fibra, Marcelo Mesquita.
De acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a VIP Telecom é a quarta maior empresa de telecomunicações na Região Metropolitana de São Paulo em volume de clientes. Atualmente, conta com assinantes em municípios do Grande ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Mauá) e do Alto Tietê (Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano). A marca ainda atende Guarulhos e parte da zona leste da capital paulista.
A área de abrangência, contudo, deverá ser ampliada no que depender da estratégia a ser seguida pela nova gestão da empresa. Na coletiva de imprensa, destacou-se que, a partir de agora, o trabalho será atingir duas metas até o fim de 2022: ampliar o número de assinantes em mais de 1,8 milhão e atingir faturamento anual superior a R$ 1 bilhão.
Novas soluções digitais
Para aumentar o faturamento e a cartela de clientes, a VIP Telecom prepara novidades em seu portfólio de serviços e soluções. A partir deste mês, a empresa oferecerá o Power WiFi. Trata-se de plano em que o cliente poderá se conectar à internet de forma simultânea em diversos dispositivos, como notebooks, aparelhos celulares e tablets.
Também em junho, a empresa oriunda de Mauá promete entrar para o mercado de IPTV, sigla pela qual é conhecida a tecnologia que permite o acesso a conteúdos nativos da televisão por meio de conexão à internet. Com o nome de VIP Play, a VIP Telecom oferecerá mais de 20 canais gratuitos.
Com plano de crescimento revelado, a VIP Telecom traça estratégia para manter os atuais clientes. Dessa forma, uma mera ativação por parte dos assinantes ativos irá proporcionar o dobro de velocidade da conexão pelo acréscimo de R$ 10,00 na mensalidade. Valor e oferta que, segundo a empresa, valem para qualquer plano escolhido.
“Nossas expectativas são sempre as melhores com expansão territorial”
Fábio Abreu
“A VIP está presente em 350 mil residências e nossas expectativas são sempre as melhores com expansão territorial. Temos planos de crescimento regional e manutenção da qualidade para nossos clientes atuais”, reforçou o novo CEO, Fábio Abreu, conforme registrado pelo Conexão ABC, portal editado por Juliana Bontorim, jornalista que foi repórter das edições 2018 e 2019 do Prêmio Comunique-se.
Marcelo Mesquita, por sua vez, observou que tal estratégia de crescimento passará pela valorização da tecnologia de fibra óptica. “É um prazer imenso estar com a VIP. O propósito é universalizar o acesso à banda larga de qualidade com implementação da fibra óptica. Nossa empresa tem ambição de expandir e executar nossos objetivos”, comentou durante a coletiva de imprensa.
Origem em nicho do mercado
Fundador da VIP Telecom, empresa que está na ativa desde 2012, Edson Teofilovic explicou, com orgulho, que a sua empreitada no ramo das telecomunicações começou mirando atender uma população que se mostrava cada vez mais conectada, mas que carecia da oferta de bons serviços. Por isso, inicialmente, bairros periféricos ganharam a atenção da empresa, relembrou o empreendedor.
“Não dá para falar de futuro sem ter as perspectivas do passado. Nascemos focados em atender pessoas onde os grandes grupos não chegavam”, começou a explicar Teofilovic. “É com orgulho que falo que a nossa tecnologia na Cidade Tiradentes [bairro do extremo leste da cidade de São Paulo], com mais de 40 mil internautas, é a mesma que as regiões de Berrini e Alphaville utilizam. Hoje, nesta coletiva, mostramos todo empenho da atuação”, prosseguiu o empreendedor.
E os mais de 40 mil clientes da VIP Telecom em Cidade Tiradentes representam fatia mínima da população brasileira conectada à internet. Em 2019, por exemplo, o levantamento “TIC Domicílios”, do Comitê Gestor da Internet, apontou que 134 milhões era a quantidade de brasileiros com acesso à internet. Parte desses internautas que passarão a ser o público-alvo da mais nova estratégia de expansão da VIP Telecom.