Como era a atividade de media training e o que mudou a partir do advento da internet e das redes sociais? Essa pergunta foi respondida na manhã desta quinta-feira, 15, pelo jornalista e mestre em comunicação Ricardo Nóbrega. A explicação foi dada durante webinar organizado pelo Portal Comunique-se em parceria com a SuaTV, o Influency.me e a agência de notícias corporativas DINO.
Em meio à apresentação do evento online, que contou com moderação de Anderson Scardoelli, editor-chefe do Grupo Comunique-se, Nóbrega exemplificou o que mudou no trabalho de media training no decorrer dos últimos anos. Pontuou, por exemplo, que até o conceito de porta-voz se alterou. Antes restrito à diretoria, tal “função” passou a ser de responsabilidade de todos os colaboradores nas plataformas digitais.
De acordo com o mestre em comunicação, o cenário da área pode ser definido da seguinte forma:
Anterior: media training.
Atual: social media training e comunicação eficiente.
Anterior: jornalistas e profissionais de relações públicas.
Atual: jornalistas e profissionais de relações públicas, mas que tenham conhecimento em redes sociais.
Anterior: veículos de comunicação.
Atual: veículos de comunicação, plataformas de redes sociais e aplicativos.
Anterior: intermediado por jornalistas.
Atual: segue sendo intermediado por jornalistas, mas vai além; conta com comunicação direta com funcionários, consumidores, comunidades e influenciadores.
Anterior: centralizado na mídia tradicional (veículos de comunicação).
Atual: complexo, contando com a mídia tradicional e diversos canais digitais.
Anterior: somente oficiais (presidente e diretores).
Atual: oficiais e não oficiais (funcionários e representantes da marca, como celebridades e influenciadores digitais).
Anterior: linguagem formal a partir de palavras-chave.
Atual: linguagem informal e micronarrativas para construção de sentido e propósito.
Anterior: ação isolada de treinamento.
Atual: ação isolada de treinamento, além de desenvolvimento de cultura organizacional (políticas e manuais).
Anterior: somente formal.
Atual: formal ou casual.
O evento online apresentado por Ricardo Nóbrega não se resumiu a explicar as mudanças no cenário do media training. Ele deu dicas e, entre outros pontos, apresentou o que deve ser evitado a fim de não gerar crises. A apresentação completa está disponível no canal do Comunique-se no YouTube.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…