A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) quer fazer com que o público se encontre com passado. Exposição recria versão de estúdio de TV de 1980 e 1990
A Empresa Brasil de Comunicação inaugurou, em fevereiro, na sede da empresa em Brasília, mais um espaço que valoriza a história da comunicação. A exposição que recria um estúdio de TV dos anos 1980/1990 foi montada na entrada norte da EBC.
Nesse estúdio, os visitantes poderão conhecer equipamentos de TV de diferentes épocas, como Umatic, Betacam e DVCam, sistemas dos anos 1970 a 1990. Câmeras em formato Umatic com mais de 30 anos, canoplas de microfone da TV Nacional, monitores analógicos, teleprompter dos anos de 1980 e até mesmo telefone utilizado pela reportagem que funcionava por satélite.
Busca em depósitos
Os equipamentos foram garimpados por técnicos da EBC nos depósitos da Empresa em Brasília. Foram limpados e cuidadosamente recuperados. Alguns deles voltaram a funcionar. Os empregados Wellington Guedes, da DOTEC, e Jocundo Parente, da DIPRO, foram os principais responsáveis por esse trabalho de restauração.
- Millena Machado: a arte de se comunicar para incluir
- Vice-presidente da Rede TV chega “causando” no Twitter
O projeto também contou com o trabalho das equipes da Gerência Executiva de Arte e Criação, da Gerência de Logística, da Gerência de Patrimônio, dos setores de transportes, serviços gerais e da fotografia da Agência Brasil.
O estúdio compõe o Plano de Trabalho da Gerência Executiva de Comunicação, que inclui a recriação do estúdio de rádio dos anos 1970/1980, inaugurado em 2017, e a Galeria de Prêmios, entregue à EBC no dia 24 de janeiro deste ano.