“Busque todas as informações de qualquer item que surgir e só depois tome alguma atitude em relação a ele”. Portal Comunique-se publica mais um artigo da consultora e comunicadora Lygia Pontes
Em uma determinada época da minha vida, eu tinha medo dessa pergunta, porque eu não conseguia respondê-la. Eu tinha tanta coisa para fazer, que ficava perdida.
Com o tempo, eu entendi que o problema não estava na quantidade do que eu precisava fazer. A grande questão era entender a ordem das tarefas, ou seja, a prioridade delas. E justamente por não compreender isso é que eu ficava confusa e me afundava em programas desnecessários.
Perguntas…
Cansada de começar os meus dias ansiosa, de perder compromissos importantes, principalmente os pessoais, e de sair do escritório com a sensação de que, embora não tivesse parado nem um minuto, eu não havia feito nada, adotei uma técnica que passou a me ajudar tanto na minha vida profissional como na minha vida pessoal: antes de começar qualquer atividade, de dizer sim a uma solicitação ou a um convite, eu me faço duas perguntas:
- Quanto [essa atividade/esse convite/esse pedido] influencia na minha felicidade?
- Quanto [essa atividade/esse convite/esse pedido] interfere no meu futuro?
E respostas
A partir das minhas respostas, eu decido o que tem que estar na minha agenda e o que deve ser feito primeiro, já que terá maior interferência no meu futuro e/ou grande influência na minha felicidade. Caso eu não consiga determinar qual tarefa precisa estar na frente da outra, eu me aprofundo em cada uma delas: entendo se o prazo de entrega pode mudar, se existe outra oportunidade para realizá-la ou se posso compensar a pessoa que irá receber uma resposta negativa.
Existem outras formas de mergulhar nas atividades e solicitações, mas isso depende de cada uma. Para descobrir como fazer isso, é essencial compreender seus detalhes antes mesmo de incluí-las na sua lista de pendências. Portanto, busque todas as informações de qualquer item que surgir e só depois tome alguma atitude em relação a ele. Você verá que ao fazer isso, a sua lista de pendências irá diminuir muito e vai conseguir se dedicar ao que realmente importa para você!
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