Apresentador do ‘Brasil Urgente’ é o mais novo filiado ao partido do ex-presidente Michel Temer
Apesar do aceno político, José Luiz Datena segue — ao menos por ora — como funcionário da Band
O jornalista José Luiz Datena é, oficialmente, integrante da militância do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O apresentador do ‘Brasil Urgente’, da Band, se filiou à legenda na manhã de quarta-feira, 4. A solenidade de filiação ocorreu em Brasília, apesar de o comunicador entrar para o diretório paulistano do partido que, país afora, conta com figuras como ex-presidente Michel Temer e o senador Renan Calheiros.
Leia mais:
- Jornalista avisa que PCC planeja matar comunicadores
- Record TV valoriza jornalismo e “demite” Pica-Pau e Chris
- CNN Brasil se movimenta às vésperas de entrar no ar
Apesar do ato político, Datena segue com suas funções como funcionário do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Por enquanto, ele prossegue como titular do ‘Brasil Urgente’, noticiário exibido pela Band de segunda a sábado. O comunicador esteve à frente do programa na edição da própria quarta e também nesta quinta-feira. O vínculo com a emissora de TV pode, porém, ser interrompido ao decorrer dos próximos meses. Afinal, o apresentador levanta a possibilidade de se lançar candidato a prefeito de São Paulo pelo MDB. Foi o que ele sinalizou ao responder à pergunta feita pelo repórter Valteno de Oliveira, da TV Bandeirantes no Distrito Federal.
Eleições 2020
Em levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas em outubro do ano passado, José Luiz Datena apareceu com 21% das intenções de votos para prefeito de São Paulo. Com o resultado, dividiu a liderança com outro político oriundo do jornalismo: Celso Russomanno, da Record TV e atual deputado federal pelo PRB paulista. Para se candidatar a sucessor de Bruno Covas (PSDB) ou aceitar ser vice em alguma chapa, Datena terá que se desligar da Band até o fim de junho. É o que define o Tribunal Superior Eleitoral.
Eleições 2022
Apesar de recém-filiado ao MDB e de declarações que demonstram interesse em brigar pela prefeitura de São Paulo, Datena pode não se candidatar neste ano. Nos bastidores da Band e da cobertura política, corre a versão de que o jornalista planeja disputar a preferência do eleitorado somente em 2022. Nesse cenário, ele se resguardaria para uma candidatura ao Senado. Caso essa estratégia se confirme, ele poderá reencontrar no Congresso Federal um antigo amigo. Ex-colega de TV Bandeirantes, Jorge Kajuru é senador por Goiás desde o início de 2019. Kajuru, vale lembrar, tem o desenho do rosto de Datena tatuado nas costas.