Portal Comunique-se

CNN Brasil tira Gabriela Prioli do ‘Grande Debate’

nutra brasil - topo mega banner

Comentarista usou o Twitter para sinalizar que deixará a emissora

A direção da CNN Brasil confirma, em nota, que ela está fora de ‘O Grande Debate’ e que o futuro da parceria será definido nos próximos dias

Sem Gabriela Priolli, quadro de debates será estrelado por advogados

A mestra em direito penal e professora de pós-graduação no Mackenzie, Gabriela Prioli não é mais integrante de ‘O Grande Debate’. Contratada pela CNN Brasil em novembro de 2019, ela deixa a atração. Fato consumado após usar as redes sociais para avisar que foi alvo de “constrangimento”. Diante da situação, a direção do canal confirmou, no início da noite deste domingo, 29, que a comentarista não terá mais vez no quadro. E avisa que a relação com a profissional será definida nos próximos dias.

Leia mais:

O imbróglio envolvendo Gabriela Prioli e a CNN Brasil começou na sexta-feira, 27. Na edição de ‘O Grande Debate’, a comentarista e o mediador Reinaldo Gottino se estranharam. Ela chegou a dizer que não estava lá para emitir opinião pessoal. Minutos depois, o apresentador fez intervenção para mostrar a contradição de sua colega de bancada (vídeo abaixo). A atração seguiu normalmente e, apesar de a direção do canal afirmar que o caso já estava considerado superado após reunião com as partes, a analista voltou ao tema por meio de seus perfis no Twitter e no Instagram — contas que ganharam milhares de seguidores desde que ela estreou no veículo, no dia 16 de março. Nas mensagens, não garante, mas sinaliza que está de saída do projeto.

https://www.instagram.com/p/B-UkEpZhKIZ/

Pedido de desculpas

Enquanto Gabriela Prioli foi ao Twitter e ao Instagram para reclamar, Reinaldo Gottino admitiu que se excedeu na discussão ao vivo com a comentarista. Reconhecendo o equívoco, pediu desculpas à colega, à CNN Brasil e ao público como um todo. Ele analisou ter ido além da função de mediar. “O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz mediador de ‘O Grande Debate’, conforme divulgado pela equipe de comunicação da emissora. Ele deu margem, contudo, para indicar que já havia entrado em contato com a mestra em direito penal antes das postagens feitas nas redes sociais.

Novos contratados

Diante da indefinição quanto ao futuro de Gabriela Prioli, o comando da CNN Brasil já se movimentou. E anunciou novos contratados para ‘O Grande Debate’. A partir de agora, o quadro inserido no programa ‘Novo Dia’ contará com as presenças dos advogados Gisele Soares e Thiago Anastácio. Segundo nota da emissora, eles representam “linhas ideológicas antagônicas”. Professora universitária, ela é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França, e integra a Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Ele, por sua vez, atua na área criminal, é membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

Os grandes debates

Um dos produtos da CNN Brasil mais comentados nas redes sociais e mais assistidos no canal da marca no YouTube, o ‘Grande Debate’ contará, ainda, com outras novidades. Ao decorrer das próximas semanas, o quadro terá mais de uma edição diária. Contará com a manutenção de Tomé Abduch, empresário e porta-voz do movimento Nas Ruas, que vinha figurando das discussões como convidado especial. Afastado da telinha por ordem médica desde a semana de estreia da emissora, Caio Coppolla voltará ao ar em breve — seguindo na atração. A direção do veículo pontua, por fim, que “mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas” serão contratados.

caio coppolla - cnn brasil - 'o grande debate'
O comentarista Caio Coppolla. Afastado da TV, ele se prepara para voltar a debater. (Imagem: reprodução/CNN Brasil)

Confira, abaixo, a íntegra do comunicado oficial da CNN Brasil:

A CNN Brasil informa que a advogada e comentarista Gabriela Prioli deixará o quadro “O Grande Debate”, exibido diariamente dentro do programa “Novo Dia”, após duas semanas de participações na emissora. A decisão foi tomada a pedido da comentarista. A nova dupla de debatedores será formada pela advogada Gisele Soares e o advogado Thiago Anastácio, de linhas ideológicas antagônicas. Os novos debatedores estarão no ar diariamente já a partir de amanhã, segunda-feira (30).

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana e opõe pessoas qualificadas, de pensamentos ideológicos distintos, para discutir os temas mais importantes do noticiário. É um dos espaços mais democráticos da televisão, que pretende estimular o debate em alto nível no Brasil e vem alcançando grande sucesso entre o público.

Gisele, além de professora universitária, é doutoranda em Direito Comparado da Universidade Paris-Sorbonne, na França e membro da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Anastácio é advogado criminalista, membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e conselheiro da Comissão de Defesa do Estado Democrático de Direito da OAB-RJ.

“O Grande Debate” é inspirado em um modelo de sucesso da CNN americana

Prioli manifestou publicamente sua intenção de deixar a participação nos debates nas redes sociais neste domingo. Ela fez referências ao quadro da última sexta-feira, em que houve uma discussão acalorada entre ela e o mediador, o jornalista Reinaldo Gottino. No episódio, Gottino, um profissional com larga história na TV, excedeu a postura de mediador.

“Me excedi ao interromper. O meu papel ali é conduzir o debate para que os dois lados tenham espaço para expor suas ideias. Minha postura excedeu a de mediador. Peço desculpas a Gabriela por isso. Esse pedido de desculpas, enviado a ela no início da manhã de domingo, se estende também à emissora e ao público”, diz Gottino. Imediatamente após o episódio, todos os profissionais envolvidos no programa conversaram na redação e o assunto foi considerado superado.

Prioli registrou um grande e merecido aumento de seguidores em suas redes sociais nas últimas semanas. Neste curto período em que esteve no quadro “O Grande Debate” mostrou diversas qualidades como debatedora. A CNN Brasil e Gabriela Prioli decidirão o seu futuro na emissora nos próximos dias.

O modelo de debates democráticos tem sido destaque na CNN Brasil e terá cada vez mais espaços em nossa grade. Nas próximas semanas, o quadro “O Grande Debate” ganhará outras duas edições diárias, contando com as participações de Tomé Abduch, que nos últimos dias dividiu a bancada com Prioli, além da volta de Caio Copolla e a chegada de mais dois novos debatedores de linhas ideológicas opostas a Abduch e Copolla.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner