Após orientações informais, o Grupo Record atualizou seu Código de Conduta no Ambiente de Trabalho. O documento passa a contar com recomendações a respeito do comportamento de seus funcionários nas redes sociais, reforçando que devem ser “isentos” também em suas contas pessoais.
Leia mais:
- Jornalistas X Covid-19: Brasil segue como o país com mais vítimas fatais
- “Preciso de emprego”, avisa em semáforos jornalista com mestrado
- Portal completa 10 anos de dedicação à divulgação de “só notícia boa”
Em material enviado à imprensa, o grupo de comunicação afirma que a atualização deve-se a uma adequação à realidade atual. A empresa destaca que a sociedade tem passado por mudanças impostas pela internet e, como consequência, foi necessário estender o texto às redes sociais.
“O manual foi elaborado para estabelecer parâmetros para exposição, no ambiente digital, dos profissionais ligados direta ou indiretamente ao Jornalismo da empresa, no Brasil e no exterior, de forma a manter tanto a credibilidade da empresa quanto a de seus profissionais, qualquer que seja a plataforma utilizada”, aponta a Record, no texto.
Apesar de orientar o comportamento da equipe no meio digital, o vice-presidente de Jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro, afirma que o objetivo não é criar limitações aos funcionários, mas “apontar comportamentos esperados de um profissional qualificado e responsável, e alertar sobre alguns riscos aos quais todos estamos sujeitos”.
“O jornalismo deve se pautar na busca pela divulgação de informações de forma correta, com isenção, agilidade e credibilidade. Todos os profissionais do jornalismo do Grupo, sem distinção, têm a responsabilidade de se portar de maneira ética e íntegra em todas as relações, além de reforçar e difundir essa cultura”, destaca um trecho do manual.
Mariana Godoy
A mudança no manual de conduta ocorre logo após as críticas da jornalista Mariana Godoy a live do presidente Jair Bolsonaro. Durante o ‘Fala Brasil’, a apresentadora caracterizou a transmissão ao vivo como “bizarra”. Na época, a fala gerou grande repercussão entre internautas e pessoas próximas ao presidente.
Leia o comunicado do Grupo Record na íntegra:
O Grupo Record fez uma atualização do Código de Conduta no Ambiente de Trabalho, com diretrizes especificamente voltadas aos profissionais ligados à vice-presidência de Jornalismo. Diante das transformações contínuas que a internet e as redes sociais impuseram à sociedade, e como consequência, aos meios de comunicação, foi necessário criar um novo documento para orientar os profissionais sobre padrões de conduta nas mídias sociais, para que o Grupo mantenha o compromisso público de informar com credibilidade e responsabilidade.
O manual foi elaborado para estabelecer parâmetros para exposição, no ambiente digital, dos profissionais ligados direta ou indiretamente ao Jornalismo da empresa, no Brasil e no exterior, de forma a manter tanto a credibilidade da empresa quanto a de seus profissionais, qualquer que seja a plataforma utilizada.
“O jornalismo deve se pautar na busca pela divulgação de informações de forma correta, com isenção, agilidade e credibilidade. Todos os profissionais do jornalismo do Grupo, sem distinção, têm a responsabilidade de se portar de maneira ética e íntegra em todas as relações, além de reforçar e difundir essa cultura”, destaca um trecho do manual.
“Este manual não foi criado para limitar as ações de quem atua direta ou indiretamente com o Jornalismo do Grupo Record, mas para apontar comportamentos esperados de um profissional qualificado e responsável, e alertar sobre alguns riscos aos quais todos estamos sujeitos”, afirma Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da Record TV. “O jornalismo tem uma nova cara, e ferramentas inovadoras precisam ser incorporadas à rotina de trabalho, com responsabilidade e compromisso”, conclui.