PAUTAS & NOTAS

Às vésperas do Brasileirão, crônica esportiva se agita

brasileirao 2019 - cronica esportiva
(Imagem: divulgação)

Novidades envolvem comunicadores e veículos de televisão, rádio e internet. Campeonato Brasileiro 2019, o popular Brasileirão, terá início no sábado, 27

Paulo Massini no BandSports

Ex-comentarista esportivo da rádio CBN e com recente passagem pelo projeto de futebol da web rádio SRZD em São Paulo, Paulo Massini tem novo emprego na imprensa. Desde o início de abril, o jornalista marca presença no Morumbi, bairro da zona sudoeste de São Paulo. Isso porque ele entrou para o time de contratados do BandSports. Na emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ele tem participado de transmissões de jogos e, principalmente de programas de debates. Atrações que terão muitas pautas com o pontapé inicial de mais uma edição do Brasileirão, campeonato que tem o Palmeiras como maior campeão.

BandNews FM RJ de volta ao futebol

O Flamengo foi campeão do estadual de futebol do Rio de Janeiro deste ano. A vitória sobre o Vasco da Gama no último fim de semana foi acompanhado de perto por diversos veículos de comunicação. E um deles foi a BandNews FM. A emissora retomou a sua equipe esportiva justamente na cobertura da decisão carioca. Na emissora, o jogo teve narração de Edilson Silva e comentários da dupla René Simões e Ronaldo Castro. A reportagem ficou por conta de Antonio Carlos Duarte e Cláudio Perrout, conforme destaca o site Esporte e Mídia. A equipe, que tem chefia de Edilson Silva, ainda conta com outros cinco jornalistas: Déborah Cruz, Evaldo José, Felipe Santos, Rodrigo Campos e Tiê Leal.

Rádio de São Paulo passam a transmitir jogos

Conhecida pelos ouvintes que apreciam a mescla de humor com discussões da crônica esportiva por meio do programa ‘Estádio 97’, a rádio Energia 97, de São Paulo, é outra a apostar na chamada jornada esportiva no Brasileirão. A ação começou com a final do Campeonato Paulista, conquistado pelo Corinthians sobre o São Paulo. A mesma estratégia foi adotada pela também paulistana Rádio Imprensa FM. A emissora acompanhou a decisão do Paulistão e fará a cobertura do Campeonato Brasileiro. Para isso, terá o narrador Helio Claudino, o comentarista Mauricio Capela e os repórteres Iorio Neto e Marcelo Lima. As informações sobre as equipes esportivas dos dois veículos radiofônicos foram informadas em primeira mão pelo blog Cheni no Campo.

Salvio Spinola: da ESPN à Globo

No braço televisivo do Grupo Globo, no caso TV Globo e SporTV, o Brasileirão 2019 começará com um novo comentarista de arbitragem. Integrante da concorrente ESPN ao decorrer dos últimos seis anos, Salvio Spinola trocou de casa. Ele é o mais novo contratado do departamento de esportes da empresa de mídia controlada pela Família Marinho. “Obrigado ESPN pelas oportunidades. Orgulho de trabalhar ao lado de grandes profissionais que me ensinavam todos os dias. Fiz grandes amigos. Novos desafios”, anunciou o ex-árbitro em postagem no Twitter na segunda-feira, 22. Horas depois, ele foi apresentado ao público do SporTV durante exibição do ‘Bem Amigos’.

brasileirao - salvio spinola - espn - globo - sportv
Salvio Spinola deixou a ESPN depois de seis anos (Imagem: arquivo pessoal)

Péricles Bassols é contratado pela Turner

Salvio Spinola não é o único ex-árbitro de futebol recém-contratado por um veículo de comunicação do país. Além do Grupo Globo, a Turner também tratou de se reforçar com alguém da área. O grupo internacional, que passará jogos de oito times do Brasileirão neste ano, contratou Péricles Bassols. Ele foi anunciado como reforço da companhia na edição de segunda-feira, 22, do programa ‘De Placa’, do Space, informou o UOL. “Agora eu sou pedra, não sou mais telhado. Mas eu tenho que medir isso, tentar trazer um lado mais educativo para o público, explicar o que é a arbitragem”, disse o mais novo comunicador. A estreia dele será Palmeiras X Fortaleza no domingo, 28. A transmissão será feita pelo canal TNT.

TNT prepara programa com Alex Muller

Com direitos de transmissão do Brasileirão, o TNT terá uma atração para destacar a rodada da competição. Com nome definido de o ‘Último Jogo’, o programa será apresentado pelo jornalista Alex Muller. De acordo com reportagem do site Torcedores.com, a proposta da produção será discutir os principais lances – e polêmicas – do campeonato. A atração não terá dia e horário fixos de exibição, isso porque entrará no ar logo após o embate que for exibido pelo canal. Além de Alex Muller e Péricles Bassols, o programa contará com participações dos comentaristas e repórteres da casa, como Vitor Sérgio Rodrigues e Mauro Beting.

UOL põe a Lei em Campo

Projeto liderado por Andrei Kampff, ex-repórter da TV Globo, o Lei em Campo tem, desde o início do mês, espaço na blogosfera do UOL. A página é abastecida com reportagens e análises relacionadas ao universo do direito esportivo. Vale lembrar, como registrou este Portal Comunique-se recentemente, que Andrei Kampff é – além de jornalista – bacharel em Direito. Ao Coletiva.net, ele destacou contar com parceiros para seguir em frente com as pautas. “Conto com uma rede de colaboradores, todos especializados em áreas diferentes do direito desportivo. Eles escrevem para o site ‘Lei Em Campo’. Quando se entender que uma das colunas tem um interesse mais plural, as colocarei, também, no blog”, pontuou o comunicador, advogado e, agora, blogueiro.

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se