Portal Comunique-se

Bloomberg prepara projeto multimídia na América Latina

bloomberg línea - projeto de jornalismo na américa latina
(Imagem: Divulgação)

Marca vai se propor a acompanhar o Brasil e outros países da região; mais de 70 profissionais estão envolvidos

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Agosto será um mês de novidade no mercado editorial do Brasil e da América Latina como um todo. Isso porque a Falic Media anuncia o lançamento de sua própria marca de notícias para a região: a Bloomberg Línea. Nativo digital, o projeto chegará com a missão de produzir conteúdos de modo multimídia em português e espanhol. Economia, política, negócios, cultura, estilo de vida, ciência e tecnologia estarão no radar do veículo a ser apresentado ao público internauta em questão de semanas.

Leia mais:

Para desenvolver materiais exclusivos e dar conta de acompanhar todos os temas propostos, o mais novo veículo de comunicação chegará ao mercado jornalístico com investimento em pessoal. Afinal, os responsáveis pela Bloomberg Línea afirmam desde já que mais de 70 profissionais foram escalados para a missão. Desses, cerca de 40 estarão baseados na sede, a ser montada na cidade de São Paulo. Espalhada pelas regiões de cobertura, a equipe contará com diretores, editores, repórteres e fotógrafos, por exemplo.

Editorialmente, o mais novo projeto jornalístico terá comando de um experiente jornalista na cobertura de assuntos ligados às finanças e ao mundo empresarial: Toni Sciaretta, que com mais de duas décadas de atuação na imprensa soma passagens pelos jornais Folha de S. Paulo e Valor Ecocômico. Na redação, ele contará com a companhia de Ana Siedschlag (ex-Investing.com e Bloomberg) e Kariny Leal (ex-Forbes e Bloomberg), que serão editoras-assistentes.

Editor-sênior da Bloomberg e ex-chefe da empresa na Cidade do México, Carlos Rodriguez surgirá como produtor-executivo do mais novo projeto de notícias pensado para o público internauta espalhado pela América Latina. Alexandre Inacio (ex-Valor), Igor Sodré (ex-Bloomberg), Marcela Mcarthy (ex-Tech Crunch) e Melina Flynn (ex-Grupo RBS) são outros nomes já confirmados na equipe — que deve começar a trabalhar para valer a partir das próximas semanas.

Formatos da Bloomberg Línea

Em comunicado enviado à imprensa, a Bloomberg Línea adianta que não ficará presa ao formato textual. A promessa é contar com recursos audiovisuais, indo de vídeos curtos sobre determinado acontecimento do dia até a produção de webséries. Além disso, o projeto realizará lives. Entre outras editorias mencionadas, os responsáveis pela marca enfatizam o interesse em fazer o público ter acesso à “nova e dinâmica economia”.

Haverá sempre investimentos constantes em infraestrutura e pessoal

Leon Falic

Responsável direto pela concepção do projeto jornalístico, o CEO da Falic Media, Leon Falic, registra o seu entusiasmo. “O Brasil terá presença estratégica em nosso projeto de crescimento, que é tornar a Bloomberg Línea a maior plataforma sobre notícias de negócios da América Latina. Por isso, haverá sempre investimentos constantes em infraestrutura e pessoal”, afirma o executivo.

Diretor global de parcerias estratégicas da Bloomberg Media, M. Scott Havens vai pelo mesmo caminho. Ele destaca o protagonismo do mercado brasileiro no novo projeto. “Nossa missão é fornecer aos líderes de negócios os insights e o conhecimento de que precisam para tomar decisões informadas e, agora, com a Bloomberg Línea, o mercado brasileiro terá acesso ao nosso conteúdo premium e confiável”, comenta Havens.

Modelo de negócios da Bloomberg Línea

A Bloomberg Línea irá estrear pensando não somente na produção de conteúdo jornalístico. O projeto já revelou que seu modelo de negócios passará por algumas vertentes. Uma delas, por exemplo, será apostar no chamado paywall. Ou seja: com o acesso irrestrito a reportagens e relatórios somente aos assinantes, que poderão optar por pacotes mensais ou anuais. O valores de assinatura ainda não foram revelados pela equipe à frente do projeto.

A captação de recursos também passará pelo contato direto com anunciantes. De acordo com as informações oficiais do futuro veículo de comunicação, haverá formulação de projetos especiais, além de curadoria, realização de eventos e outras ações de mídia digital para marcas. Sem citar nomes de empresas, a direção da Bloomberg Línea garante que o “site já conta com grandes anunciantes comprometidos com a publicidade no portal”.

Estaremos integrados a um ecossistema multicanal

Kaio Phillipe

“Estaremos integrados a um ecossistema multicanal para que os tomadores de decisão possam consumir a notícia com agilidade, mas sem perder o teor analítico, seja por desktop, celular, aplicativo ou mídia social”, comenta o COO da Bloomberg Línea, Kaio Phillipe.

Kaio Philipe - coo - bloomberg línea
Kaio Philipe é o COO da Bloomberg Línea. (Imagem: Divulgação)
Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner