Em plena semana da Consciência Negra, o Portal Comunique-se divulga material sobre diversidade. Vídeo do canal Imprensa Mahon aborda como desenvolver projetos audiovisuais com equipe diversa
A Imprensa Mahon ensina a emplacar projetos com uma equipe diversa e profissional. Para discutir o assunto, a entrevistada da vez foi a produtora Lyara Oliveira, representando Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (Apan).
Leia mais:
Focada em fomento, valorização e divulgação, Lyara entende que a “associação vem pra fortalecer os profissionais negros de toda escala do audiovisual”. A produtora desmistifica a crença de que não há profissionais negros no audiovisual. É preciso, assim, investir em equipe diversa, reforça
“Esses profissionais estão no mercado. Eles existem, têm formação, têm competência e podem compor varias equipes”, disse Lyara durante a conversa com a apresentadora Krishna Mahon. Nas entrelinhas, a entrevistada destaca que: quanto mais diverso um projeto, melhor!
Assista à entrevista da Imprensa Mahon com Lyara Oliveira:
Apan
É a Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro. Trata-se de instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros, bem como a promoção de profissionais e empresas vocacionadas para o audiovisual negro. A Apan atua na defesa dos interesses dos seus associados e associadas, pessoas físicas e jurídicas, de uma perspectiva inclusiva com atenção ao recorte racial e de gênero em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual: concepção, produção, distribuição e exibição. Representa esses interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições, ONGs e empresas privadas, no Brasil e no mundo.
Lyara Oliveira
É artista audiovisual, professora, pesquisadora, produtora e diretora de TV, cinema e conteúdos imersivos. Mestra em artes visuais. Tem graduação em rádio e TV pela UNESP. Trabalhou em produtoras independentes e em emissoras de TV – Rede Globo e Canal Futura. Dedica-se à produção e direção de conteúdo audiovisual e desenvolve projetos audiovisuais experimentais. Lecionou na graduação e pós-graduação da Unisa, Fiam-Faam e no Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação da Faap e do Senac. Doutoranda na ECA-USP em meios e processos audiovisuais, onde desenvolve pesquisa sobre audiovisual e realidade virtual, atuando no grupo de pesquisa CNPq.