CARREIRA

Como emplacar projetos com uma equipe diversa?

Lyara Oliveira - equipe diversa - Imprensa Mahon - Apan
Lyara Oliveira e a apresentadora Krishna Mahon. (Imagem: divulgação/Imprensa Mahon)

Em plena semana da Consciência Negra, o Portal Comunique-se divulga material sobre diversidade. Vídeo do canal Imprensa Mahon aborda como desenvolver projetos audiovisuais com equipe diversa

A Imprensa Mahon ensina a emplacar projetos com uma equipe diversa e profissional. Para discutir o assunto, a entrevistada da vez foi a produtora Lyara Oliveira, representando Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro (Apan).

Leia mais:

Focada em fomento, valorização e divulgação, Lyara entende que a “associação vem pra fortalecer os profissionais negros de toda escala do audiovisual”. A produtora desmistifica a crença de que não há profissionais negros no audiovisual. É preciso, assim, investir em equipe diversa, reforça

“Esses profissionais estão no mercado. Eles existem, têm formação, têm competência e podem compor varias equipes”, disse Lyara durante a conversa com a apresentadora Krishna Mahon. Nas entrelinhas, a entrevistada destaca que: quanto mais diverso um projeto, melhor!

Assista à entrevista da Imprensa Mahon com Lyara Oliveira:

Apan

É a Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro. Trata-se de instituição de fomento, valorização e divulgação de realizações audiovisuais protagonizadas por negras e negros, bem como a promoção de profissionais e empresas vocacionadas para o audiovisual negro. A Apan atua na defesa dos interesses dos seus associados e associadas, pessoas físicas e jurídicas, de uma perspectiva inclusiva com atenção ao recorte racial e de gênero em relação a todos os elos da cadeia produtiva audiovisual: concepção, produção, distribuição e exibição. Representa esses interesses perante órgãos públicos, fundações, instituições, ONGs e empresas privadas, no Brasil e no mundo.

Lyara Oliveira

É artista audiovisual, professora, pesquisadora, produtora e diretora de TV, cinema e conteúdos imersivos. Mestra em artes visuais. Tem graduação em rádio e TV pela UNESP. Trabalhou em produtoras independentes e em emissoras de TV – Rede Globo e Canal Futura. Dedica-se à produção e direção de conteúdo audiovisual e desenvolve projetos audiovisuais experimentais. Lecionou na graduação e pós-graduação da Unisa, Fiam-Faam e no Centro Universitário Belas Artes. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação da Faap e do Senac. Doutoranda na ECA-USP em meios e processos audiovisuais, onde desenvolve pesquisa sobre audiovisual e realidade virtual, atuando no grupo de pesquisa CNPq.

SOBRE O AUTOR

avatar

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

COMENTAR

COMENTAR