A tecnologia da comunicação: democracia digital reformula o marketing

“Transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna!”. Portal Comunique-se publica artigo da jornalista Aline Wolff

Em 2001 recebíamos no Jornal do Comércio mais de trezentos releases de assessorias de imprensa que chegavam para avaliação da redação por FAX. Tínhamos as digitadoras transcrevendo os textos importantes ao jornal. Hoje, em média, são mais de três mil sugestões de pauta enviadas aos editores dos principais veículos. Isso torna o trabalho dos assessores de imprensa cada vez mais desafiador. As mudanças, ainda, testemunham o impacto e a velocidade das tecnologias nos meios de comunicação. É um caminho sem volta.

Na emissora estadual do Rio Grande do Sul, a TVE, logo na sala de entrada da sede, está disponível para selfies e saudosismos os aparelhos utilizados para as gravações. Nos últimos 20 anos, as transformações incluíram o digital, nas fotografias e também na democratização das publicações pelos blogs, sites e redes sociais online.

O impacto das tecnologias tornou a comunicação interativa, em multiplataformas e multicanais. Também, integradas. Ou seja, os três grandes pilares da comunicação – Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade – estão engajados em todas as campanhas corporativas. Outra mudança, em crescimento, é o nome de pessoas, empreendedores, líderes e empresários tomando força no mercado, ganhando espaço pelo conteúdo, pelo poder do conhecimento e também pelo dom de transmissão este conhecimento. Tudo, no online.

“O impacto das tecnologias tornou a comunicação interativa, em multiplataformas e multicanais. Também, integradas”

Cada evento, cada ação de comunicação e marketing, pode estar no off e, obrigatoriamente, no online. Diante de tantas novas e necessárias regras (SEO, marketing digital, inbound marketing, lançamentos digitais, recorrência, vídeos…), o que deve ficar na mente de cada empresário é a intenção de transmitir conteúdo, ou seja, transmitir conhecimento.

Transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna! Não apenas pela credibilidade, pela autoridade, mas também pela adesão pública e pelos novos formatos de venda.

Nesse contexto, sem desespero, sintetizo: pílulas, drops ou pequenas dicas de conhecimento com periodicidade e constância é o foco da nova comunicação. Todo o acervo de ferramentas são apenas condutores, veículos que levam o conhecimento do empresário ou de sua marca ao destino que é o seu público-alvo. Pode-se escolher uma ferramenta apenas, ou várias. O importante é publicar e tornar eterno no ambiente digital, em favor da democracia da informação, o conhecimento.

Publique!

Leia mais – ‘Opinião’:

***** ***** ***** ***** *****

Por Aline Wolff. Jornalista, assessora de imprensa, consultora e coach de comunicação, posicionamento, autoridade e marketing.

Compartilhe
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Cessna Grand Caravan EX apresentará novas opções de interior executivo, ampliando as oportunidades para missões de alto nível

O lendário Cessna Grand Caravan EX agora contará com três novos esquemas de interior executivo…

22 horas ago

A mais recente série da Mouser explora o equilíbrio entre IA e conhecimento humano em engenharia

A Mouser Electronics, Inc., distribuidora global autorizada dos mais recentes componentes eletrônicos e produtos de…

22 horas ago

PUMA e Manchester City anunciam extensão de longo prazo de sua parceria global de sucesso

A empresa esportiva PUMA e o time da Premier League Manchester City assinaram uma extensão…

22 horas ago

Cresce o número de inadimplência condominial no Brasil

A inadimplência condominial atingiu 17% no primeiro trimestre de 2025, representando um aumento significativo, comparado…

22 horas ago

Seleção U-12 feminina de beisebol embarca para Mundial no Japão

Yakult apoia as atletas que vão participar pela primeira vez do 43° Boys Nankyu Baseball…

22 horas ago