A tecnologia da comunicação: democracia digital reformula o marketing

“Transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna!”. Portal Comunique-se publica artigo da jornalista Aline Wolff

Em 2001 recebíamos no Jornal do Comércio mais de trezentos releases de assessorias de imprensa que chegavam para avaliação da redação por FAX. Tínhamos as digitadoras transcrevendo os textos importantes ao jornal. Hoje, em média, são mais de três mil sugestões de pauta enviadas aos editores dos principais veículos. Isso torna o trabalho dos assessores de imprensa cada vez mais desafiador. As mudanças, ainda, testemunham o impacto e a velocidade das tecnologias nos meios de comunicação. É um caminho sem volta.

Na emissora estadual do Rio Grande do Sul, a TVE, logo na sala de entrada da sede, está disponível para selfies e saudosismos os aparelhos utilizados para as gravações. Nos últimos 20 anos, as transformações incluíram o digital, nas fotografias e também na democratização das publicações pelos blogs, sites e redes sociais online.

O impacto das tecnologias tornou a comunicação interativa, em multiplataformas e multicanais. Também, integradas. Ou seja, os três grandes pilares da comunicação – Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade – estão engajados em todas as campanhas corporativas. Outra mudança, em crescimento, é o nome de pessoas, empreendedores, líderes e empresários tomando força no mercado, ganhando espaço pelo conteúdo, pelo poder do conhecimento e também pelo dom de transmissão este conhecimento. Tudo, no online.

“O impacto das tecnologias tornou a comunicação interativa, em multiplataformas e multicanais. Também, integradas”

Cada evento, cada ação de comunicação e marketing, pode estar no off e, obrigatoriamente, no online. Diante de tantas novas e necessárias regras (SEO, marketing digital, inbound marketing, lançamentos digitais, recorrência, vídeos…), o que deve ficar na mente de cada empresário é a intenção de transmitir conteúdo, ou seja, transmitir conhecimento.

Transmitir conhecimento é o segredo da comunicação moderna! Não apenas pela credibilidade, pela autoridade, mas também pela adesão pública e pelos novos formatos de venda.

Nesse contexto, sem desespero, sintetizo: pílulas, drops ou pequenas dicas de conhecimento com periodicidade e constância é o foco da nova comunicação. Todo o acervo de ferramentas são apenas condutores, veículos que levam o conhecimento do empresário ou de sua marca ao destino que é o seu público-alvo. Pode-se escolher uma ferramenta apenas, ou várias. O importante é publicar e tornar eterno no ambiente digital, em favor da democracia da informação, o conhecimento.

Publique!

Leia mais – ‘Opinião’:

***** ***** ***** ***** *****

Por Aline Wolff. Jornalista, assessora de imprensa, consultora e coach de comunicação, posicionamento, autoridade e marketing.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

23 horas ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

23 horas ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

23 horas ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

23 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

23 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

23 horas ago