Opinião

Correspondentes internacionais trocam Estadão e Folha por estudos

Dois correspondentes internacionais deixam seus postos no Estadão e na Folha de S. Paulo. Jornais já escalaram novos profissionais para as funções ocupadas por Cláudia Trevisan e Diogo Bercito

Os jornalistas Cláudia Trevisan e Diogo Bercito se preparam para deixar os cargos de correspondentes internacionais do Estadão e da Folha de S. Paulo, respectivamente. A partir de agosto, a dupla deixará o trabalho no dia a dia da imprensa para se dedicar à vida acadêmica. Os dois vão cursar mestrado nos Estados Unidos. As informações são do boletim Jornalistas&Cia.

Baseada em Washington desde 2013, Cláudia Trevisan seguirá próxima à capital federal norte-americana. Ela passará a ser aluna do programa de mestrado da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins. A instituição de ensino fica baseada na cidade de Baltimore, no estado de Maryland. A jornalista se afasta momentaneamente do noticiário para se dedicar aos estudos com a conquista de dois troféus do Prêmio Comunique-se. Em 2010 e 2012, quando trabalhava para o Estadão na China, ela venceu a categoria ‘Correspondente Internacional – Mídia Escrita’.

Futuros mestres

Além do duplo reconhecimento em anos anteriores, Cláudia Trevisan é finalista da edição 2018 do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”. Na categoria, ela disputa a preferência do público com Caio Blinder e Jamil Chade. Anteriormente, a divisão do Prêmio Comunique-se 2018 contou como indicado outro profissional que vai focar nos estudos: Diogo Bercito, da Folha de S. Paulo.

A relação profissional de Diogo Bercito com a Folha começou em 2007. Antes de se tornar correspondente do jornal em Jerusalém (2013-2014) e Madri (desde 2016), colaborou com textos sobre comportamento e empreendedorismo. Agora, ele, que já é mestre em estudos árabes e islâmicos contemporâneos pela Universidade Autônoma de Madri, vai se mudar para os Estados Unidos. A partir de agosto, o jornalista entrará para a turma do mestrado em estudos árabes da Universidade Georgetown, na cidade de Washington.

Novos correspondentes

Enquanto Cláudia Trevisan e Diogo Bercito se organizam para os cursos de mestrado, as diretorias do Estadão e da Folha de S. Paulo preparam novos correspondentes internacionais. No jornal do Grupo Estado, a comunicadora que ficará na capital dos Estados Unidos será Beatriz Bulla, que cobre a política de Brasília desde 2014. No impresso da família Frias, Lucas Neves, atual editor de ‘Mundo’, será o responsável pelo noticiário diretamente da Europa. Em vez de Madri, porém, ele terá Paris como cidade-base.

(Imagens: reprodução/Jornalistas&Cia)

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parceria entre Propay e Oitchau lança soluções tecnológicas de gestão de tempo

De acordo com o último levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais…

7 minutos ago

A Tennant Company lança a expansão internacional da família de produtos i-mop

A Tennant Company (NYSE: TNC), líder mundial em design, fabricação e comercialização de soluções para…

11 minutos ago

Brasil tem um cirurgião-dentista para cada 558 brasileiros

O país possui 384 mil profissionais cadastrados no sistema CRO/CFO; especialista fala sobre a importância…

30 minutos ago

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Produtoras rurais e mulheres que não exercem atividade remunerada, mas que recolhem o INSS, passam…

32 minutos ago

Inteligência Artificial deve acelerar processos do INSS

AGU utilizará a tecnologia para revisar os requerimentos de beneficiários que foram negados pelo INSS…

34 minutos ago

Tecnologia soluciona desafios críticos de Pricing no mercado

O mercado atual, em seus diferentes segmentos, enfrenta uma série de desafios únicos no que…

41 minutos ago