O apresentador do ‘Brasil Urgente’, José Luiz Datena, assinou, nesta segunda-feira, 5, a sua filiação ao Partido Social Liberal (PSL). A possibilidade de união do jornalista com o partido já havia sido comentada, após manifestação de interesse em participação nas eleições de 2022. A informação foi divulgada pela coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.
Leia mais:
- Indicada ao Prêmio Comunique-se troca a GloboNews pela Band
- Baixas na Globo, coluna no BandNews e programa de TV
- Ex-repórter do ‘BBB’ estreia programa na Band
De acordo com o texto da colunista, a intenção do partido é lançá-lo como candidato à presidência da República no próximo ano. Datena tornou-se filiado à sigla durante um jantar com os presidentes do MDB e do PSL, o deputado Baleia Rossi (SP), e o deputado Luciano Bivar (PE), respectivamente, além do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (sem partido/RJ) e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB).
Apesar dos interesses manifestados pelo partido com relação à candidatura de José Luiz Datena, o apresentador da TV Bandeirantes revelou, em entrevista ao UOL, que sua real pretensão, até o momento, é concorrer a representante de São Paulo no Senado Federal.
“Se houver chance real de partir para uma disputa presidencial, pode ser até que aconteça. Mas o meu foco principal, por enquanto, realmente seria Senado e governo, mas não está afastada a possibilidade de tentar ser candidato a presidente”, afirmou à redação do UOL.
Histórico na política
Esta é a sexta vez que Datena anuncia sua filiação a um partido, com interesse em participar de eleições. Ele já fez parte do PT, PP, PRP, DEM e MDB, o qual integrava até a última segunda-feira, 5, quando assinou a filiação com o PSL.
Em 2018, o jornalista já anunciava seu interesse em ocupar uma cadeira no Senado Federal, objetivo que seria buscado por meio de sua filiação ao DEM/SP. Na época, ele chegou a interromper as apresentações do ‘Brasil Urgente’, na Band, mas desistiu de concorrer ao cargo político.
A experiência mais recente do apresentador com a carreira política foi em 2020. Filiado ao MDB/SP, seu interesse era concorrer à prefeitura de São Paulo, o que informou em entrevista à TV Bandeirantes, em março do mesmo ano. Após cinco meses, em agosto, Datena informou que estaria fora das eleições.