Portal Comunique-se

Dia do Orgulho LGBTQIA+ une a imprensa contra o preconceito

dia-internacional-do-orgulho-lgbtqia-imprensa Imagem Canva
(Imagem: Canva)

Campanhas de jornais, desabafo de repórter e debate sobre o tema marcam a data

Compartilhe

Veículos de comunicação deram vez às cores do arco-íris nesta segunda-feira, 28, data em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Mais do que apresentar novas tonalidades ao público, a imprensa, sobretudo a brasileira, tem promovido ações contra a homofobia.

Leia mais:

Dois dos principais jornais impressos do país, Folha de S. Paulo e O Globo chegaram às bancas de hoje com a bandeira LGBTQIA+ estampada em suas primeiras páginas. Além disso, a dupla deu destaque a reportagens sobre o assunto. Na Folha, um alerta: há, segundo a publicação, um “apagão” de políticas para o setor. O Globo, por sua vez,  registrou avanço no mercado de trabalho, mas pontuou que a “luta (contra o preconceito) está longe do fim”.

https://www.instagram.com/p/CQqHXrUgbPT/
https://www.instagram.com/p/CQqaHAHrlgu/

Jornalista pede: “orgulhe-se”

A temática LGBTQIA+ também ganhou vez na televisão do país. No BandNews TV, por exemplo, o repórter Juliano Dip fez questão de fazer, ao vivo, um relato sobre o assunto. “Aqui no Brasil, que neste governo sofreu um apagão de políticas públicas voltadas à população LGBT, cumprindo a promessa que o Bolsonaro fazia desde a campanha, precisa retomar essa agenda”, declarou o comunicador. “Todo mundo sabe, eu também sou LGBT e tenho muito orgulho (…) Orgulhe-se!”, continuou. Detalhe: durante a fala, ele exibiu a sua máscara de proteção facial com as cores da causa LGBTQIA+.

Debate com Glenn Greenwald

Jornalista norte-americano que mora há anos no Brasil e é casado com o deputado federal David Miranda (Psol-RJ), Glenn Greenwald protagonizará a chamada “Live do Orgulho” promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. A partir das 19h30, ele conversará com Felipe Martins, integrante da diretoria de relações institucionais do sindicato e estudioso da temática LGBTQIA+. A transmissão terá início às 19h30, por meio do perfil oficial da entidade sindical no Instagram (@jornalistas_rio).

live do orgulho lgbtqia+ - glenn
(Imagem: Divulgação/Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro)

Compartilhe
5
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata