COMUNICAÇÃO

Do rádio para a TV: o começo de narradores esportivos

luis roberto - isabelly morais - o radio faz historia - todas as vozes
(Imagem: reprodução)

Luís Roberto e Isabelly Morais são os homenageados pelo programa ‘Todas as Vozes’, no quadro ‘O Rádio Faz História’. Atualmente na TV, eles começaram o trabalho de narradores no meio radiofônico

Um dos mais renomados narradores esportivos da televisão e a primeira mulher a narrar um jogo da Copa do Mundo para a TV brasileira têm uma coisa em comum: começaram no rádio. E é isso que mostra esta edição do quadro ‘O Rádio Faz História’: gravações de narrações realizadas por Luís Roberto, hoje na Rede Globo, e Isabelly Morais, hoje no canal de TV por assinatura Fox Sports.

Luís Roberto

As duas gravações têm enorme relevância histórica, cada uma a seu modo. No caso de Luís Roberto, na época na Rádio Globo de São Paulo, o quadro traz um dos gols mais marcantes da história do Corinthians, considerado pelo “Pé de Anjo” Marcelinho Carioca como o mais bonito de sua carreira: o segundo do Timão no empate com o Santos por 2 a 2. Neste gol, o meia, ao receber a bola de Tupãzinho próximo à grande área, tocou-a com a parte externa do pé, deu um chapéu no zagueiro Ronaldo Marconato e chutou no canto do goleiro santista Edinho sem deixar a bola cair. Um golaço que fez até Pelé, que estava acompanhando a partida no estádio, se render e mandar fazer uma placa ao então camisa 7 do Timão. A partida ocorreu em 11 de fevereiro de 1996, na Vila Belmiro, pelo primeiro turno do Campeonato Paulista.

Isabelly Morais

Vinte e um anos separam a narração de Luís Roberto da de Isabelly Morais, cujo valor histórico se dá por outro motivo: ter sido a primeira mulher a narrar uma partida de futebol profissional pela rádio de Minas Gerais. O quadro apresenta um trecho da partida entre o América-MG e o ABC-RN, realizada na Arena Independência pela Série B do Campeonato Brasileiro, e narrada por Isabelly para a Rádio Inconfidência de Minas Gerais em 7 de novembro de 2017. A novidade teve vários ecos favoráveis, sendo um deles registrado no áudio: o elogio público à iniciativa da emissora e de Isabelly proferido pelo então treinador do América-MG, Enderson Moreira. Sete meses depois, Isabelly Moreira foi novamente precursora ao ser a primeira mulher brasileira a narrar pela TV um jogo da Copa do Mundo: a partida de abertura entre Rússia e Arábia Saudita, vencida pelos anfitriões por 5 a 0.

Clique aqui e confira esse verdadeiro registro histórico do rádio em todos os tempos!

‘Todas as Vozes’

O programa ‘Todas as Vozes’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e aos sábados (‘Melhor da Semana’) das 7h às 8h, na Rádio MEC do Rio de Janeiro. Apresentação: Marcus Aurélio e equipe.

Leia mais:

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se