Documentários movimentam a imprensa brasileira. Produzido para a BBC, material de Kennedy Alencar ganha versão em português e vai além da TV. Conteúdo sobre o jornalista, compositor e poeta Torquato Neto entra na grade do Canal Brasil
“Brasil em Transe” na TV e na internet
Exibido originalmente pela BBC, o “Brasil em Transe” foi além da TV. O documentário dirigido pelo jornalista Kennedy Alencar ganhou versão narrada em português e foi divulgado no canal do comunicador no YouTube. Dividido em três episódios, o material se propõe a contar o que acontece com o país desde as manifestações de 2013 até a posse de Jair Messias Bolsonaro como presidente da República.
“O conturbado período de 2013 a 2018 mudou a história do Brasil. A ascensão da extrema-direita não veio do nada. Tem tudo a ver com as manifestações de 2013, com o controverso impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e dos partidos tradicionais e, sobretudo, com a reação da opinião pública à inédita exposição da corrupção endêmica entre o poder e o empresariado”, afirma o comunicador e analisa político em seu blog.
Episódio 1 – O sonho acabou
Episódio 2 – A Lava Jato e o “golpe”
Episódio 3 – Nação dividida
Torquato Neto no Canal Brasil
Na noite desta quarta-feira, 20, o Canal Brasil exibiu pela primeira vez o documentário “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”. A partir de agora, a emissora mantida pela Globosat conta a trajetória do jornalista, poeta, cineasta e compositor brasileiro. De autoria de Marcus Fernando e Eduardo Ades, o filme relembra momentos do personagem ligado ao movimento tropicalista.
“O longa-metragem acompanha – através de mais de 200 fotos, entrevistas com amigos e parceiros, e clipes da Tropicália – o artista, da infância em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou a própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O filme conta com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Cardoso, Geraldo Azevedo, Jards Macalé, Augusto de Campos, Luiz Melodia, Tom Zé e Ronaldo Basto. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato”, informa a equipe do Canal Brasil, coprodutor do projeto ao lado da Imagem-Tempo.