PAUTAS & NOTAS

Documentários na TV: Kennedy Alencar e Torquato Neto

brasil em transe - documentarios - kennedy alencar - torquato neto
Imagem do documentário "Brasil em Transe"

Documentários movimentam a imprensa brasileira. Produzido para a BBC, material de Kennedy Alencar ganha versão em português e vai além da TV. Conteúdo sobre o jornalista, compositor e poeta Torquato Neto entra na grade do Canal Brasil 

“Brasil em Transe” na TV e na internet

Exibido originalmente pela BBC, o “Brasil em Transe” foi além da TV. O documentário dirigido pelo jornalista Kennedy Alencar ganhou versão narrada em português e foi divulgado no canal do comunicador no YouTube. Dividido em três episódios, o material se propõe a contar o que acontece com o país desde as manifestações de 2013 até a posse de Jair Messias Bolsonaro como presidente da República.

“O conturbado período de 2013 a 2018 mudou a história do Brasil. A ascensão da extrema-direita não veio do nada. Tem tudo a ver com as manifestações de 2013, com o controverso impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e dos partidos tradicionais e, sobretudo, com a reação da opinião pública à inédita exposição da corrupção endêmica entre o poder e o empresariado”, afirma o comunicador e analisa político em seu blog.

Episódio 1 – O sonho acabou

Episódio 2 – A Lava Jato e o “golpe”

Episódio 3 – Nação dividida

Torquato Neto no Canal Brasil

Na noite desta quarta-feira, 20, o Canal Brasil exibiu pela primeira vez o documentário “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”. A partir de agora, a emissora mantida pela Globosat conta a trajetória do jornalista, poeta, cineasta e compositor brasileiro. De autoria de Marcus Fernando e Eduardo Ades, o filme relembra momentos do personagem ligado ao movimento tropicalista.

“O longa-metragem acompanha – através de mais de 200 fotos, entrevistas com amigos e parceiros, e clipes da Tropicália – o artista, da infância em Teresina, sua cidade natal, até seu aniversário de 28, quando tirou a própria vida após deixar colaborações indeléveis em movimentos artísticos como a Tropicália. O filme conta com depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ivan Cardoso, Geraldo Azevedo, Jards Macalé, Augusto de Campos, Luiz Melodia, Tom Zé e Ronaldo Basto. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato”, informa a equipe do Canal Brasil, coprodutor do projeto ao lado da Imagem-Tempo.

documentários - torquato neto - gilberto gil - kennedy alencar
Torquato Neto em momento com Gilberto Gil (Imagem: arquivo/reprodução)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR