#FalaEditor: uma aula prática sobre SEO

Há recursos que precisam ser levados em conta na hora de produzir um conteúdo online

O que faz um texto de determinado site ou blog aparecer nas primeiras posições do Google? Com a intenção de responder essa pergunta, o #FalaEditor apresenta uma aula prática de SEO. Assista

Search Engine Optimization. Popularmente reconhecida pela sigla SEO, a definição é relativa ao trabalho de fazer conteúdos aparecerem bem posicionados e de forma orgânica (gratuita) em mecanismos de buscas pela internet. E mecanismo de pesquisa online é, praticamente, sinônimo de… Google.

Leia mais:

Emissora suspende contratos de comentaristas
Webinar apresenta dicas para cobertura da Covid-19
Coronavírus afasta Mari Palma e Phelipe Siani da TV

Tendo essa premissa como base, o jornalista Anderson Scardoelli, apresentador do #FalaEditor no canal do Comunique-se no YouTube, gravou o que definiu como “aula prática” sobre SEO. Ele analisou, texto por texto, link por link, os conteúdos que apareciam nas primeiras posições orgânicas do Google. Os cinco termos de buscas mais buscados no Brasil no início da tarde de domingo, 29, foram utilizados como referência para o vídeo.

A “aula prática” apresentada no #FalaEditor ajuda a constatar que há pelo menos um mito em relação ao que e-books e ditos especialistas propagam sobre SEO. De que é obrigatório produzir “textões”, com mais de 1,5 mil ou duas mil palavras, para conseguir espaço nas primeiras posições do Google. Boa parte dos materiais analisados continha pouco volume textual.

Em contrapartida, os conteúdos que apareceram no topo dos resultados fornecidos pelo Google tinham alguns pontos em comum. Como…

  1. Frases e parágrafos curtos;
  2. Utilização de recursos multimídia, principalmente fotos;
  3. Palavras-chave aparecendo no título na meta-descrição e se repetindo ao decorrer do texto;
  4. Presença da chamada linha fina, que por sua vez não conta com a palavra-chave;
  5. Conteúdos organizados em blocos, por meio de intertítulos/subtítulos;
  6. URL amigável, com a palavra-chave aparecendo no endereço;
  7. Inclusão de hiperlinks internos (para o mesmo domínio) e externos (para outros sites ou blogs).

Assista ao #FalaEditor sobre SEO e Google:

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

6 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

6 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

6 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

6 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

6 horas ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago