A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entrou para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) idealizado pelo governo federal
Com isso, o conglomerado de mídia pública poderá vir a ser privatizado
O governo federal qualificou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no seu projeto de privatizações. Trata-se do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. O objetivo da medida é possibilitar a realização de estudos e a avaliação de alternativas de parcerias da EBC com a iniciativa privada. Além disso, pode-se propor ganhos de eficiência e resultados para a empresa, para “garantir a sua sustentabilidade econômico-financeira”.
Leia mais:
- Vinícius Dônola pergunta: a TV está morrendo?
- Globoplay busca grandes histórias brasileiras
- Imprensa corta salários de jornalistas
O decreto nº 10.354/2020, com a qualificação, foi publicado na edição de quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União. O prazo para conclusão dos trabalhos será de seis meses, prorrogáveis pelo mesmo período.
Os estudos deverão ser elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e caberá ao Conselho do PPI aprová-los. Um comitê interministerial vai acompanhar e opinar sobre os estudos. Ele será composto por um representante da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, um do Ministério da Economia e dois da Secretaria de Governo da Presidência da República. O BNDES e a EBC também serão convidados para o comitê.
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) é uma empresa pública federal, criada em 2007, para fortalecer o sistema público de comunicação e dar efetividade ao princípio constitucional de complementaridade entre o sistema público, privado e estatal de comunicação.
Veículos da EBC
A EBC é gestora de 10 veículos de mídia:
- TV Brasil;
- Agência Brasil;
- Radioagência Nacional;
- Rádio MEC AM;
- Rádio MEC FM;
- Rádio Nacional do Alto Solimões;
- Rádio Nacional da Amazônia;
- Rádio Nacional de Brasília AM;
- Rádio Nacional FM de Brasília;
- Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Outros serviços
A EBC também presta serviços de comunicação governamental por meio da TV BrasilGov e do programa de rádio ‘A Voz do Brasil’, retransmitido por todas as estações de rádio brasileiras. A empresa ainda é responsável por administrar a Rede Nacional de Comunicação Pública/RNCP, que é composta por mais de 40 emissoras parceiras e quatro geradoras próprias.
***** ***** ***** ***** *****
Reportagem: Andreia Verdélio
Edição: Valéria Aguiar