Arquitetura & Construção, Bebê.com.br, Boa Forma, Casa Claudia, Casa.com.br, Casa Cor, Cosmopolitan, Elle, Minha Casa, Mundo Estranho e Veja Rio. A partir deste mês de agosto, essas 11 marcas deixam de ser mantidas pelo Grupo Abril. Pautada para manter a “saúde operacional” da empresa de mídia, a decisão em extinguir títulos impressos e digitais culmina em passaralho – como demissões em massa na imprensa são conhecidas. Com redações extintas e outros setores reduzidos, mais de 200 funcionários estão na lista de dispensas.
Em comunicado oficial divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 6, a direção do conglomerado, que por décadas ostentou o título de maior editora de revistas do Brasil, afirma que as mudanças ocorrem devido ao “impacto sentido” em meio às “profundas transformações tecnológicas”. Ao enfatizar que a estratégia é garantir a sua própria “saúde operacional”, o Grupo Abril sinaliza que os cortes foram necessários por causa de duas situações: a realidade econômica do país e o atual mercado de comunicação. “[Estão] substancialmente menores”, destaca a empresa.
O Grupo Abril resolveu não divulgar o número de demitidos em meio à reformulação. Apuração do Portal Comunique-se, que ouviu fontes internas da companhia, indica que mais de 200 foram demitidos – ou serão desligados até o fim desta semana. “Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo”, pontua a empresa, conforme registrado na nota. Entre os setores administrativos e gráficos, as dispensas atingem – sobretudo – as redações dos títulos que serão extintos.
Somadas, as marcas a serem descontinuadas mantêm, 77 postos de trabalhos focados na parte jornalística. É o que apontam os dados disponibilizados pelo serviço de mailing do Workr, solução de comunicação corporativa desenvolvida pelo Comunique-se. Com divisões impressa e digital, a Veja Rio conta com 12 comunicadores em seu expediente. Elle é composta por 11, mesmo número apresentado por Cosmopolitan. Fora as publicações que serão extintas, algumas das outras 15 redações do grupo sofrerão com redução do quadro de colaboradores. É o que avisa dois executivos ouvidos pela reportagem.
As demissões e os fechamentos fazem com que o Grupo Abril foque a continuação de seus negócios em 15 títulos. Alguns deles, contudo, já operam há anos apenas na versão online, caso da Capricho. Além do título infanto-juvenil, seguem ativos Claudia, Exame, Guia do Estudante, MdeMulher, Placar, Quatro Rodas, Saúde, Superinteressante, Veja, Veja São Paulo (Vejinha), Viagem& Turismo, VIP, Você RH e Você S/A. Em meio ao processo de cortes, a empresa valorizou o alcance dessas marcas. “Somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês”.
A reformulação encarada pelo Grupo Abril ocorre três semanas após um novo presidente assumir o cargo. Giancarlo Civita deixou a função para Marcos Haaland, que é sócio da consultoria Alvarez & Marsal. Haaland, aliás, é o quarto a responder pela presidência da empresa em menos de um ano. Em agosto de 2017, o principal executivo da companhia era o publicitário Walter Longo. Em novembro, Arnaldo Figueiredo Tibyriça, de carreira na área juridíca, foi empossado; ele seguiu até o começo de 2018. Giancarlo Civita, que segue no comando acionário ao lado de seus dois irmãos, sentou na cadeira da presidência de forma interina ao decorrer dos últimos meses.
Abril anuncia reformulação
O Grupo Abril comunica que, como parte do seu processo de reestruturação, está reformulando o portfólio de marcas da editora com o objetivo de garantir sua saúde operacional em um ambiente de profundas transformações tecnológicas, cujo impacto vem sendo sentido por todo o setor de mídia.
O processo tornou-se obrigatório dentro das circunstâncias impostas por uma economia e um mercado substancialmente menores do que os que trouxeram a Abril até aqui.
Com isso, a empresa passará a concentrar seus recursos humanos e técnicos em suas marcas líderes: VEJA, VEJA SÃO PAULO, EXAME, QUATRO RODAS, CLAUDIA, SAÚDE, SUPERINTERESSANTE, VIAGEM E TURISMO, VOCÊ S/A, VOCÊ RH, GUIA DO ESTUDANTE, CAPRICHO, MDEMULHER, VIP e PLACAR. Marcas que somam audiência qualificada de 125 milhões de visitantes únicos por mês e 5,2 milhões de circulação nas versões impressa e digital por mês, além de centenas de eventos.
Aos profissionais que atuaram nos títulos que estão sendo descontinuados, nosso agradecimento pela dedicação e pelo profissionalismo.
Em consonância com sua trajetória e relevância na imprensa brasileira, a Abril reafirma o seu compromisso de manter vivo o jornalismo de qualidade. Uma imprensa forte, livre e idônea em seus princípios é essencial para o desenvolvimento do Brasil e o único antídoto contra desinformação e fake news.
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