O dia 8 de setembro marca o aniversário de um veículo de comunicação nativo digital brasileiro, o Metrópoles. A própria empresa de mídia, que surgiu em Brasília há exatos seis anos, registra que há motivos para se comemorar a data. Neste ano, o portal tem realizado investimentos em termos de estrutura e também em equipe. Há, ainda, o fator audiência que é destacado positivamente.
Leia mais:
- No impresso e no digital, jornal completa 60 anos de história
- Evaristo Costa deixa a equipe de apresentadores da CNN Brasil
- Fotojornalista organiza a exposição “Retratos no Isolamento”
Diretora-executiva do Metrópoles desde o início do projeto, Lilian Tahan agradece ao empenho de quem faz parte do dia a dia de trabalho. “Toda a evolução não teria sido possível sem a fundamental disposição do nosso time de colaboradores. Temos uma equipe muito mais que responsável. Nossos jornalistas são engajados com o projeto e fizeram um notável esforço para compensar os desajustes surgidos com a pandemia. Tenho uma imensa admiração por meus colegas neste processo de adaptabilidade”, afirma a executiva, que é finalista do Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Liderança em Veículo de Comunicação’.
Temos uma equipe muito mais que responsável. Nossos jornalistas são engajados com o projeto
Lilian Tahan – diretora-executiva do grupo Metrópoles
A equipe enaltecida por Lilian Tahan tem sido reforçada ao decorrer deste ano. Nos últimos meses, os colunistas Ricardo Noblat, Guilherme Amado e Igor Gadelha foram alguns dos contratados. O próprio veículo digital ressalta o fato de o videorrepórter Sam Pacher também ter recentemente se integrado à equipe da editoria de política — ele se destaca por captar, editar e divulgar nas redes sociais trechos de conteúdos audiovisuais protagonizados por personalidades que movimentam os bastidores do poder.
Metrópoles ganha bases além de Brasília
As comemorações por parte do Metrópoles vão além de contratações de jornalistas. Oriunda do Distrito Federal, a empresa de comunicação tem investido cada vez mais em sucursais espalhadas pelo país. Atualmente, o projeto conta com bases em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
No dia do aniversário, um presente para a equipe que trabalha diretamente de Brasília: a informação de que uma nova redação será inaugurada. A nova “casa” do Metrópoles na capital federal ocupará três andares do Edíficio Varig, na Asa Norte. O espaço contará com recursos como estúdios de rádio e televisão, escritório comercial e rooftop para a realização de eventos internos.
Um ponto de encontro dos nossos jornalistas com autoridades políticas, acadêmicas, sanitárias, além de personalidades do showbiz e fontes
Equipe do portal Metrópoles
“A nova redação ainda será um ponto de encontro dos nossos jornalistas com autoridades políticas, acadêmicas, sanitárias, além de personalidades do showbiz e fontes que ajudam na produção diária dos mais de 300 conteúdos do portal — todos gratuitos”, pontua o Metrópoles em reportagem assinada pela jornalista Olívia Meireles.
Em 2021, o Metrópoles foi além da produção jornalística. Em março, o Portal Comunique-se noticiou o investimento da marca em mídia exterior. Na ocasião, cinco painéis haviam sido instalados por pontos estratégicos (e movimentados) da capital federal. Hoje, mais um ponto foi instalado.
Metrópoles: audiência e meta para o fim do ano
O fator audiência tem correspondido aos investimentos. De acordo com o próprio Metrópoles, mais e mais internautas têm sido impactados pelos conteúdos do portal. Em julho, por exemplo, foi o terceiro site de notícias mais lido do país, informa a ComScore. A posição também foi referendada pelo ranking Alexa, ferramenta online disponibilizada pela Amazon. No mesmo mês, a redação informa que o domínio metropoles.com registrou 60 milhões de usuários, segundo dados fornecidos pelo Google Analytics.
A direção do Metrópoles pretende, contudo, expandir a audiência para além de seu site. Em meio à comemoração de seis anos no ar, a equipe do veículo de comunicação revela para o público: tem metas de crescimento no YouTube e no TikTok. A ideia inicial é chegar ao fim do ano com um milhão de inscritos em cada uma das duas plataformas audiovisuais. Na rede social de vídeos mantida pelo Google, por exemplo, o canal oficial do veículo conta atualmente com 640 mil inscritos — que são impactados com conteúdos diários.